22/08/2023




Política

Assembleia anuncia hoje (quinta-feira) medidas sobre pedido de cassação de deputado

imagem-5448

Guarapuava – A expectativa desta quinta-feira, 14, é para o anúncio que a Assembleia Legislativa deverá fazer, ainda pela manhã, sobre os procedimentos legais que serão adotados para analisar o pedido de cassação do mandato do deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB). O requerimento foi assinado pela família do jovem Gilmar Rafael Yarede, umdos mortos no acidente envolvendo Carli Filho na mdrugada de quinta-feira, 7, em Curitiba.
A representação foi encaminhada pelo presidente da Casa, Nelson Justus (DEM), ao corregedor-geral da Casa, deputado Luiz Accorsi (PSDB). O processo terá início com a notificação do deputado Carli Filho para que ele possa apresentar sua defesa.
Na Assembleia ninguém, por enquanto, dá informações sobre o assunto, mas com base na resposta de Carli Filho é que a corregedoria vai decidir se abre processo de cassação e encaminha ou não o caso para a Comissão de Ética. O regimento interno da Assembleia não estabelece um prazo para que o deputado apresente sua defesa.
No gabinete do deputado, que está licenciado por 60 dias, ningué atende o telefone. Segundo o jornal Gazeta do Povo, funcionários de salas vizinhas informaram que as atividades no gabinete foram paralisadas já no meio da tarde da terça-feira.
Na porta do escritório, havia apenas uma mensagem com pedido de orações pela saúde do parlamentar, que está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde domingo.
O deputado, entretanto, continua recebendo o salário de R$ 12 mil, mais a verba de indenização mensal de R$ 27,5 mil. O tio do parlamentar, o também deputado estadual Plauto Miró (DEM), pediu licença de 30 dias para acompanhar o tratamento do sobrinho.
Caso a licença de Carli Filho ultrapasse mais de 120 dias, a Assembleia terá de convocar o suplente do parlamentar, cujo nome ainda não foi divulgado.
É que o primeiro suplente do PSB , Mário das Dores Roque,trocou o PSB pelo PMDB em 2007. Um provável nome é o de Wilson Quinteiro.

Com informações do jornal Gazeta do Povo on line

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo