Brasília – O governador Roberto Requião inaugurou no começo da noite de terça-feira (26) as obras de modernização da Secretaria de Representação do Governo do Paraná em Brasília. É um escritório de apoio ao governo do Paraná. Dotado de um moderno setor de comunicação, o escritório estará conectado com a nossa TV pública (Paraná Educativa) e abre espaço para todos os partidos e políticos do Estado. Além disso, temos uma equipe especializada para dar a eles suporte jurídico e contábil, afirmou o governador.
A inauguração reuniu senadores e deputados da bancada paranaense no Congresso Nacional e outras autoridades do Estado, e teve como anfitrião o secretário da Representação, Eduardo Requião. Segundo ele, todos os funcionários do Estado que vierem a Brasília a serviço vão prestar contas ao povo paranaense, explicando os motivos e os resultados da viagem. Eles serão acolhidos aqui na nossa Secretaria, queremos estreitar as relações, afirmou o secretário.
A sede da Secretaria foi reformada e ampliada. São dois andares. Uma das inovações é o investimento no jornalismo, o qual passa a contar com estúdios de TV e uma equipe de profissionais para dirigir programas e realizar reportagens locais, que serão veiculadas na TV Educativa do Paraná, pelo canal 9 local, por antena parabólica e pelo canal 115 da rede Sky.
O projeto é informar sobre a atuação dos parlamentares do Estado no Legislativo Federal, além de apresentar debates e discussões acerca de temas nacionais, contribuindo para a educação política da população paranaense. Tudo em tempo real.
A implantação do setor de Jornalismo é muito importante, porque vai diminuir a distância entre Brasília e Paraná, levando os principais acontecimentos da capital federal à comunidade paranaense, disse o editor-chefe da Revista Bem Público, Mário Milani.
Toda a estrutura tem o objetivo também de apoiar os 399 prefeitos do Paraná. Os prefeitos vinham a Brasília e ficavam perdidos. Agora, eles terão um direcionamento e uma referência. A secretaria representa um ganho para todos os setores, afirmou o chefe da assessoria da presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rogério Abdalla. É a embaixada do Paraná em Brasília, definiu o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB).
Além de passar a ser uma referência de apoio aos prefeitos do Paraná, fornecendo suporte físico e auxílio em seus pleitos na Capital Federal, a Secretaria tem como objetivo estreitar a relação com a bancada federal do Estado e facilitar o contato das Secretarias de Estado do Paraná com o governo federal.
TV – O canal é o único do Brasil livre de censura, comentou o secretário Eduardo Requião, acompanhando o deputado Ricardo Barros ao estúdio para uma entrevista. E acrescentou: Aqui você pode falar o que quiser e por a lenha no governo, e nós teremos direito de resposta.
Compareceram à Representação do Paraná o senador Álvaro Dias (PMDB), os deputados federais Luiz Carlos Setim (PMDB), Luiz Carlos Hauly (PSDB), André Zacharow (PMDB), Dilceu Sperafico (PP), Ricardo Barros (PP), Moacir Micheletto, Airton Roveda; o diretor-geral do Detran, David Pancotti, o superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza; o procurador-geral da Appa, Maurício Vitor, o diretor administrativo e financeiro do Iapar, Altair Sebastião Dorigo; o chefe da Assessoria da Presidência da Conab, Rogério Abdalla; a diretora administrativa dos Portos do Paraná, Maria Angélica Leomil.
Também estiveram presentes o delegado da Polícia Federal Reinaldo de Almeida César; os prefeitos Waldir Picoloto (Vitorino), Clóvis Mateus Cucolotto (São João) e Juarez Lima Henrichs (Barracão), o superintendente do Terminal de Containers de Paranaguá, Juarez Moraes e Silva e os jornalistas Marcos Batista (diretor da TV Paraná Educativa), Carlos Chagas e Fernando César Mesquita.
(AEN)