Guarapuava – O diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko (PV) tenta negar, mas as evidências apontam que seu nome é dos que figuram na lista de pré-candidatos à sucessão requianista no Palácio Iguaçu nas eleições de 2010.
À jornalista Cristina Esteche, Burko disse que ainda é cedo para qualquer tipo de afirmação nesse sentido, mas ergue a voz para dizer que disposição, vontade e preparo para enfrentar um pleito desse naipe ele tem. Isso é verdadeiro! Burko saiu do nada no cenário político para enfrentar o então todo poderoso Fernando Ribas Carli nas eleições de 1995 que já era prefeito e despontava como favorito nesse páreo. Burko encarou e levou por duas vezes seguidas derrotando o mesmo adversário.
Depois disso, começou a sonhar e o ex-prefeito adora conjugar esse verbo – com voos mais altos. Numa análise de conjuntura achou que seria melhorar retornar ao PL, partido de origem política deixando o PSDB, e quando ninguém acreditava de novo conseguiu a indicação para ser candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo senador petista Flavio Arns.
A projeção do seu nome no cenário estadual e o cargo de diretor-presidente do IAP foram saldos positivos dessa investida.
Burko se dedicou e se apaixonou pela causa verde, preferência que o fez deixar as hostes liberais, mais uma vez, para engrossar as fileiras do Partido Verde, o PV.
O meu trabalho agora é de reestruturação do partido em Guarapuava, disse. Para isso, Burko reúne correligionários, companheiros – ex-secretários municipais do seu staf na Prefeitura, ex-vereadores e outras lideranças neste sábado, dia 13, num jantar político no Restaurante D. Nuñes. Vai organizar o PV Jovem com a intenção de cooptar novas lideranças em defesa da causa verde.
Durante a conversa, porém, Burko lembra que o seu nome é conhecido por apenas 5% dos paranaenses restringindo-se à região de Guarapuava e que ganhou maior visibilidade a partir do IAP.
Disse isso para balizar a preferência de eleitores que em pesquisas de opinião citam Burko para o Governo do Paraná. Em duas consultas populares feita pela Paraná Pesquisa uma delas somente em Curitiba o ex-prefeito de Guarapuava está com quase 1% das intenções de votos. É alvissareiro e estimulante, mas há outros nomes dentro do partido com condições de entrar nessa disputa, avalia.
Nem tanto! Um nome com potencial de voto é o do próprio presidente do PV no Estado, Melo Viana que, aliás, já foi candidato. O cacife de Burko, pela sua coragem, seria maior.
Política
Para Burko, nome em pesquisa é estimulante. Ex-prefeito reúne correligionários em jantar político neste sábado
- Por Cristina Esteche
- 13/06/2009