Guarapuava – O diretor-superintendente da Tevê Educativa do Paraná, Marcos Batista, anunciou em Guarapuava na noite de segunda-feira, dia 15, um debate entre os pré-candidatos ao governo do Paraná promovido pela TVE.
Hoje, terça-feira, dia 16, o governador Roberto Requião reforçou o convite a líderes políticos do Paraná para um debate no programa Brasil Nação, da Paraná Educativa, do próximo dia 28. Estamos convidando para o programa o vice-governador Orlando Pessuti, os senadores Osmar e Alvaro Dias e o prefeito de Curitiba, Beto Richa, informou Requião, durante a reunião semanal da Escola de Governo, realizada no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
Precisamos saber o que essas lideranças políticas pensam da economia do País, do sistema econômico, das privatizações, das estradas, da Amazônia, do planejamento na administração pública, da discussão do modelo econômico e do modelo político, justificou o governador. O convite está feito. Já pedi à representação do Paraná em Brasília para entrar em contato com os senadores, à televisão pública para convidar o prefeito de Curitiba, e faço neste momento o convite oficial ao Orlando Pessuti.
O Brasil Nação, produzido e veiculado há três anos pela Paraná Educativa, é apresentado pelo jornalista Beto Almeida. É um programa que examina há três anos questões que dizem respeito ao País, ao Paraná. Por isso, estamos convidando algumas pessoas notáveis da política paranaense para um debate plural. A televisão pública é um espaço pra que as ideias sejam colocadas, argumentou Requião.
Este será o primeiro de uma série de debates. Em seguida, queremos trazer pessoas que influenciem a política do PR a partir das universidades, dos municípios. Queremos dar outra dimensão à política do Paraná, disse o governador.
Acredito que seja de interesse de todos os paranaenses conhecer posições e propostas de nossos políticos, saber como eles veem o Estado, os reflexos da crise econômica sobre nossas vidas e nossas relações com o País e com o mundo, disse o presidente da Paraná Educativa, o jornalista Marcos Batista, ao anunciar o convite para o debate, na segunda-feira (15).
Segundo Batista, a audiência cada vez maior do Brasil Nação que vai ao ar aos domingos, às 21h30, com reprise às quintas-feiras, às 23 horas demonstra um interesse crescente de paranaenses e brasileiros por temas que aprofundem a reflexão e o conhecimento de nossa realidade, na busca da construção de um País desenvolvido, forte, justo e fraterno.
A pergunta básica, que não quer calar, é que Brasil queremos? O Brasil mercado, para os outros, ou o Brasil nação, para os brasileiros?, questionou Batista. Vamos ouvir o que os nossos políticos pensam sobre isso. É claro que o modelo de desenvolvimento proposto por eles para o País deve, necessariamente, passar pela realidade local. É isso o que esperamos ver respondido no dia 28, disse
Política
Requião reforça convite a lideranças políticas para debate na tevê pública
- Por Cristina Esteche
- 16/06/2009