22/08/2023


Política

Artagão Junior comemora implantação do CRAS em municípios de sua base

imagem-7270

Guarapuava- O deputado Artagão Junior comemorou a inclusão dos municípios de sua base política no programa do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
O programa foi autorizado esta semana pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social, atendendo um pedido do parlamentar. De maneira especial, Artagão comemora a liberação do projeto para os municípios de Ariranha do Ivaí, Foz do Jordão, Kaloré e Nova Laranjeiras.
Os Centros de Referência de Assistência Social são unidades públicas de assistência social. Atualmente, o Ministério do Desenvolvimento Social co-financia 3.922 Centros em 3.188 municípios brasileiros. Somente em 2008, o MDS repassou R$ 250 milhões para a prestação dos serviços oferecidos pelos CRAS. Cada CRAS vai ter em sua estrutura um auditório, laboratório de informática com 10 computadores, brinquedoteca e sala de atendimento psicossocial. No local também haverá espaço para atendimento aos beneficiários do Programa Bolsa Família.
Segundo o deputado Artagão, o Governo do Estado, que tem a responsabilidade de operacionalizar a Política Nacional de Assistência Social e a implementação do Sistema Único da Assistência Social, vem fortalecendo a parceria com os municípios, por meio da construção, reforma e equipamento de CRAS e financiando a manutenção dos serviços ofertados nos Centros, com recursos do Tesouro Estadual. “O CRAS é uma ferramenta de apoio à família e através deste projeto, esperamos atender melhor as famílias que necessitam do apoio do Estado. Cada projeto como esse significa um presídio a menos a ser construído no futuro”, declarou.
Para o prefeito de Nova Laranjeiras, Eugênio Bittencourt, a implantação do CRAS vai proporcionar melhores condições de atendimento às famílias carentes do município. Ele também destacou o fortalecimento da parceria entre os Governos Estadual e Federal. “Isso mostra que o Governo do Estado e as prefeituras estão sintonizados com as políticas sociais do Governo Federal”, destacou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo