André Vargas já está em liberdade

Ex-deputado foi o primeiro sentenciado pela Lava Jato

André Vargas (Foto: Reprodução)

Preso na Operação Lava-Jato o ex-deputado federal André Vargas, que também é ex-PT, já está em casa. Ele foi solto nesta quarta feira (19) após decisão da 2ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, após decisão da juíza Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi.

De acordo com a defesa do ex-deputado, a decisão foi “acertada”. Observaram também que o Vargas deixou o Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, onde estava desde 2015, “após o cumprimento de todos os requisitos legais e inúmeras demandas judiciais opostas em face das lacunas do sistema de execução penal”.

A liberdade condicional foi concedida após o cumprimento de 37% da pena imposta na primeira de três condenações, além de apresentar comportamento satisfatório na prisão e comprovação do início do pagamento parcelado da reparação de danos de R$ 1.103.950,12.

De acordo com a decisão, esse benefício, porém, pode ser revogado caso uma das 72 parcelas de R$ 15.332,64 não sejam pagas. Duas já foram pagas.

André Vargas foi o primeiro político com sentença na Lava-Jato. A primeira condenação do ex-petista foi em 2015, quando o então juiz Sergio Moro o condenou a 14 anos e quatro meses de prisão, por corrupção passiva, lavagem de dinheiro, e o absolveu pelo crime de pertinência a organização criminosa. Assim sendo, a pena caiu para 13 anos, 10 meses e 24 dias.
Em 2017, o ex-deputado foi condenado a 4 anos e seis meses por lavagem de dinheiro.

Relacionadas

CONHEÇA O ARTISTA

MON leva exposição do arquiteto Vilanova Artigas para Ponta Grossa

CORONAVÍRUS

Paraná tem mais 1.773 diagnósticos e 30 mortes pela Covid-19

PARANÁ MAIS VERDE

Professores plantam mudas de árvores em manancial de água de Pitanga

Comentários