Aprovado projeto que adia prazo de validade de concursos públicos no PR

Aprovado pela Assembléia Legislativa do Paraná, o projeto de lei 402/2020 segue para sanção ou veto do Poder Executivo

Aprovado projeto que adia prazo de validade de concursos públicos no PR (Foto: Ascom/Alep)

A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou a proposta de adiamento do prazo de validade dos concursos públicos. A aprovação se deu esta quarta (9), em redação final. Assim, o projeto de lei 402/2020 segue para sanção ou veto, do Poder Executivo.

Conforme o texto, o projeto prevê a suspensão em prazos de concursos públicos já homologados. Enquanto permanecer a vigência do estado de calamidade pública no Estado, que vai até o dia 31 de dezembro de 2020.

EMENDA

De acordo com informações da Alep, os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Hussein Bakri (PSD), Delegado Recalcatti (PSD) e Alexandre Amaro (Republicanos) assinaram o projeto. Entretanto, o avanço do projeto de lei se deu a uma emenda apresentada pelo deputado Homero Marchese (PROS), também apoiada por diversos deputados.

Essa emenda visa corrigir a redação do texto para deixar claro que a suspensão se dará a todos os concursos públicos estaduais. Especialmente, os concursos homologados nos dias em que  a declaração do estado de calamidade pública no Paraná já estava vigente.

APROVAÇÃO

Conforme os autores, o objetivo do projeto é amenizar as dificuldades dos aprovados nos concursos, com a proliferação da covid-19. Ainda de acordo com a Alep, a proposta de suspensão não impedirá a convocação de aprovados nos certames. Bem como, não afetará as outras etapas e fases dos concursos. Por fim, para que o candidato aprovado possa ter ciência do benefício previsto em lei, os organizadores dos concursos deverão publicar em veículos oficiais, o comunicado informando a suspensão dos prazos. Assim a escolha dos veículos se dará pelos editas dos certames.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

IPVA

Prazo para pagar com créditos do Nota Paraná acaba nesta segunda

SEGUNDO TURNO

Professora Elizabeth é a prefeita eleita em Ponta Grossa

COLHEITA FARTA

Produtor de cevada comemora colheita, qualidade e preço

Comentários