22/08/2023
Política

Artagão Junior anuncia Centros da Juventude em Pitanga e Guarapuava

imagem-4446

Curitiba – Agora é oficial. Em audiência com a Secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, o deputado estadual Artagão Junior obteve a confirmação de que Guarapuava e Pitanga, na região central, vão receber uma unidade do Centro da Juventude. Orçado em cerca de R$ 2 milhões, cada Centro da Juventude deve possibilitar o acesso a cultura, esporte e profissionalização de adolescentes e jovens na faixa dos 12 aos 18 anos.
De acordo com a Secretária Thelma Alves, o Centro da Juventude está dentro da proposta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, de prover ao adolescente apoio sócio-educativo e proteção integral. “O projeto é mais abrangente, pois consideramos também fatores como a evasão escolar, uso abusivo de drogas, o difícil acessar aos bens culturais pela população na faixa da pobreza, a falta de oportunidades de formação profissional, a carência de atividades sociais como esporte, arte e lazer, e a ausência de espaços de diálogos e participação política e social da juventude”, explicou.
O prefeito de Pitanga, Altair Zampier, que também participou da reunião com a Secretária Thelma Alves, disse que o espaço chega ao município em boa hora. Zampier não poupou elogios ao deputado estadual Artagão Junior, na luta para garantir que Pitanga também fosse incluída entre as 30 cidades que vão receber os Centros da Juventude. “Agradeço o empenho do Artagão e, com certeza, a prefeitura vai trabalhar com afinco para prover todas as condições para que o projeto seja bem sucedido”, disse Zampier.
De acordo com o projeto, cada município vai ter que disponibilizar ao Estado uma área de 50 x 100 metros e assumir as despesas de custeio necessárias à manutenção do espaço público e à execução da proposta político-pedagógica do Programa. “Diante do alcance social desta iniciativa, a prefeitura tem todas as condições de trabalhar em cima deste projeto, que contempla não apenas as nossas crianças carentes, não apenas os adolescentes, mas também a família e a sociedade de um modo geral. O Centro da Juventude tem tudo para ser um projeto referencial no desenvolvimento sócio-cultural do Paraná”, afirmou Artagão.
A construção dos Centros da Juventude vai seguir o projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano – SEDU e aprovado pela Secretaria de Estado da Criança e da Juventude – SECJ e pelo Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. A execução da obra será feita sob a fiscalização da Secretaria de Obras Públicas – SEOP.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.