Assembléia Legislativa aprova orçamento para 2010

O Estado terá uma capacidade financeira de investimentos na ordem de R$ 1,5 bilhão no exercício de 2010. A informação foi prestada pelo deputado estadual Nereu Moura (PMDB), presidente da Comissão de Orçamento da Assembléia Legislativa, ao fazer uso da tribuna na sessão plenária de hoje (29), apresentando o parecer sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano.
A expectativa de arrecadação, segundo ele, é de 22,6 bilhões, um crescimento de 10% em relação a 2009. “A notícia é bastante positiva”, disse o parlamentar.
O projeto de lei nº 165/09, de autoria do Executivo tratando da LDO, foi aprovado em primeira votação.Das 19 emendas apresentadas à matéria, 14 foram acolhidas pela Comissão de Orçamento, entre elas, a que determina que os programas do Estado atendam preferencialmente os municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
A divisão orçamentária do Estado para o próximo ano com itens fixos estabelecidos, prevê que os recursos sejam assim distribuídos: 30% educação, 12% saúde, 9% Tribunal de Justiça, 3,9% Ministério Público, 3,1% Assembléia Legislativa e 1,9% Tribunal de Contas. A Comissão de Orçamento estipulou em 5% do valor orçado, a autonomia do Executivo para possíveis remanejamentos.
Nereu Moura destacou que a estimativa do governo do Paraná em aplicar 10% do valor líquido arrecadado em projetos e obras é uma das maiores do Brasil. A título de exemplo, ele citou os outros dois estados do Sul, onde a do Rio Grande é zero e a de Santa Catarina é de 1%, “o que demonstra a eficácia com que o governo Requião vem gerindo as finanças públicas”.
Durante o seu pronunciamento na tribuna da Assembléia, o parlamentar explicou que o trabalho realizado pela Comissão de Orçamento superou as questões que limitam pareceres entre situação e oposição. “Na verdade, para os deputados estaduais os interesses do Paraná sempre estiveram em primeiro plano”, finalizou Nereu Moura.

Relacionadas

Carreata pede 'impeachment' de Bolsonaro também em Guarapuava

VAI COMEÇAR

Câmara marca início do período ordinário para 3 de fevereiro

NOVO PRESIDENTE

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

Comentários