Campanha pela participação da mulher na política é lançada no Paraná

Ação conjunta entre o Ministério Público Federal, PF, OAB, TRE e MPPR objetiva a conscientização sobre cotas de gênero

Campanha pela participação da mulher na política é lançada no Paraná (Imagem: OAB)

Apesar de corresponderem a mais da metade do eleitorado paranaense, as mulheres têm pouca representatividade política. De acordo com o resultado das últimas eleições, elas têm apenas 7% dos cargos de chefe do executivo municipal. Nas Câmaras Municipais, o percentual chega a 12% de vereadores.

Assim, uma campanha vai alertar sobre a participação feminina na política. Porém, de forma efetiva. Conforme a campanha, integram a ação uma cartilha e uma série de vídeos sobre o tema. De acordo com a procuradora Regional Eleitoral no Paraná, Eloísa Helena Machado, a participação feminina precisa de ampliação.

“Apesar de conquistas louváveis e avanços importantes, ainda não vemos uma participação efetiva da mulher no cenário político”. Entretanto, a procuradora diz que as cotas têm que ser de fato cumpridas.

CARTILHA

A primeira fase da campanha divulga a cartilha ‘Participação das Mulheres na Política: seja um fiscal do povo’. ‘On-line’, a cartilha traz diversos esclarecimentos sobre o assunto. Conforme a procuradora, um deles trata da importância da cota de gênero na política. Entretanto, as dificuldades enfrentadas pelas candidatas enriquece o conteúdo.

VÍDEOS

A próxima fase da campanha contará com uma série de vídeos. O objetivo será conscientizar sobre as cotas de gêneros em todos os aspectos da campanha eleitoral.

SERVIÇO

Acesse a Cartilha Participação das Mulheres na Política: seja um fiscal do povo e entenda mais sobre o assunto. “Ajude a disseminar essa ideia para manter a democracia viva, inclusiva e representativa”.

Participam o Ministério Público Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil. Além do Tribunal Regional Eleitoral no Paraná e o Ministério Público do Estado do Paraná.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

DROGA

PRF apreende 331kg de maconha em carro com placas de Guarapuava

ABSURDO

Vereador é preso por venda de cirurgias bariátricas pelo SUS

PREVENÇÃO

Sesa divulga regras de prevenção à covid-19 durante o 'Finados'

Comentários