Cerca de 150 prefeitos do PR participam da 12ª Marcha em Brasília. AMP entrega pauta a deputados e senadores

Brasília – Um número estimado de 150 prefeitos de todas as 18 microrregiões do Paraná participa, de hoje à quinta-feira (dia 16), da 12ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Promovida pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) no Brasília Alvorada Hotel, a marcha começa amanhã (dia 15), às 9h, com a presença confirmada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No caso dos prefeitos do Paraná, um dos momentos mais importantes do encontro será a reunião com a bancada federal do Estado, marcada para às 17h30 da próxima quarta-feira (dia 15), no Plenário 7, Anexo II da Câmara dos Deputados. A AMP vai entregar aos 30 deputados federais e três senadores do Estado uma pauta de reivindicações das associações regionais de municípios do Paraná.
O presidente da AMP e prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, disse que vai acompanhar de perto as ações dos deputados e senadores do Paraná em relação às reivindicações. “Nós queremos que as nossas reivindicações sejam ouvidas e atendidas. Vamos acompanhar a bancada federal de perto para garantir que isso aconteça”, comentou.
As principais reivindicações são três. Uma delas é a regulamentação da Emenda 29, cujo texto foi aprovado em 2008 pelo Senado, mas que continua tramitando na Câmara Federal. A Emenda 29 define claramente as atribuições da União, dos Estados e municípios na aplicação de recursos da saúde. Os prefeitos também cobram a votação urgente da reforma tributária, já que os municípios detêm a menor fatia do bolo de recursos arrecadados pela União – apenas 16%. Querem, ainda, a votação da Lei dos Precatórios, que já foi aprovada pelo Senado, mas ainda aguarda votação na Câmara Federal.

Relacionadas

ELEIÇÕES 2020

Destino de Burko nas eleições está nas mãos do juiz

FATALIDADE

Acidente entre dois caminhões deixa BR-277 interditada em Morretes

PEDÁGIO

Novo modelo prevê mais duas praças entre Guarapuava e Curitiba

Comentários