Cerca de 150 prefeitos do PR participam da 12ª Marcha em Brasília. AMP entrega pauta a deputados e senadores

Brasília – Um número estimado de 150 prefeitos de todas as 18 microrregiões do Paraná participa, de hoje à quinta-feira (dia 16), da 12ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Promovida pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) no Brasília Alvorada Hotel, a marcha começa amanhã (dia 15), às 9h, com a presença confirmada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No caso dos prefeitos do Paraná, um dos momentos mais importantes do encontro será a reunião com a bancada federal do Estado, marcada para às 17h30 da próxima quarta-feira (dia 15), no Plenário 7, Anexo II da Câmara dos Deputados. A AMP vai entregar aos 30 deputados federais e três senadores do Estado uma pauta de reivindicações das associações regionais de municípios do Paraná.
O presidente da AMP e prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, disse que vai acompanhar de perto as ações dos deputados e senadores do Paraná em relação às reivindicações. “Nós queremos que as nossas reivindicações sejam ouvidas e atendidas. Vamos acompanhar a bancada federal de perto para garantir que isso aconteça”, comentou.
As principais reivindicações são três. Uma delas é a regulamentação da Emenda 29, cujo texto foi aprovado em 2008 pelo Senado, mas que continua tramitando na Câmara Federal. A Emenda 29 define claramente as atribuições da União, dos Estados e municípios na aplicação de recursos da saúde. Os prefeitos também cobram a votação urgente da reforma tributária, já que os municípios detêm a menor fatia do bolo de recursos arrecadados pela União – apenas 16%. Querem, ainda, a votação da Lei dos Precatórios, que já foi aprovada pelo Senado, mas ainda aguarda votação na Câmara Federal.

Relacionadas

MILITARIZAÇÃO

Deputados aprovam alterações no programa Colégios Cívico-Militares

LUTO

Morre o ex-deputado Algaci Tulio, mais uma vítima da covid-19

PROTAGONISMO REGIONAL

Na Amocentro Celso Góes sugere PPP para duplicar a PR-466

Comentários