Cida propõe que servidores estaduais trabalhem de forma remota

Teletrabalho possibilita que funcionário trabalhe de casa

Governadora Cida Borghetti. (Foto: Orlando Kissner/ANPr)

Tramita na Assembleia Legislativa, um projeto de lei enviado pela governadora Cida Borghetti (PP) propondo a instituição do teletrabalho no Poder Executivo do Paraná. Com o teletrabalho, os servidores efetivos poderão exercer suas atividades fora dos respectivos órgãos e entidades da administração pública, de forma remota, com o uso dos recursos da tecnologia da informação.

Segundo Cida, o servidor em regime de teletrabalho é beneficiado com maior tempo para convivência familiar, redução de gastos, como de vestuário e alimentação, e possibilidade de gerenciar a rotina. “Em contrapartida, espera-se maior produtividade e qualidade nos serviços prestados à população”, disse.

Com essa proposta, o Paraná junta-se a uma tendência verificada em outros Estados, como São Paulo e Espírito Santo, e outros órgãos, a exemplo do Ministério da Justiça e Tribunal Superior do Trabalho. O projeto de lei prevê que o teletrabalho seja implantado como piloto nos primeiros 12 meses, com objetivo de analisar e aperfeiçoar a prática.

A Secretaria da Administração e da Previdência será responsável por estabelecer um grupo de trabalho para coordenar e monitorar as ações a serem regulamentadas por decreto e outros atos formais. Entre as premissas estão a inclusão nessa modalidade de atividades que possibilitem estabelecimento de metas de desempenho mensuráveis e as que demandam maior esforço individual e menor interação com outros servidores.

Relacionadas

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Com aumento de covid-19 Sesa suspende cirurgias eletivas por 30 dias

RESIS

Professores entram no oitavo dia de greve de fome em Curitiba

NOVO CAGED

Guarapuava tem saldo de empregos positivo pelo 5º mês consecutivo

Comentários