22/08/2023
Brasil Guarapuava Paraná Região Saúde

Coronavírus: sobem de 25 para 34 os mortos no Brasil

Conforme o Ministério da Saúde, são 1.891 infectados no país. No Paraná, último boletim informa 60 infectados, seis a mais que o boletim desse domingo (22)

Coronavírus

Coronavírus: sobem de 25 para 34 os mortos no Brasil. Micrografia eletrônica de varredura colorida de uma célula infectada com partículas da Covid-19 (rosa) (Foto: NIAID/Fotos Públicas)

O último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda (23) traz novos números do coronavírus no país. No Brasil já são 1.891 casos confirmados da doença e 34 mortes, diz o Ministério da Saúde.

O novo número de casos representa um aumento de 22% em relação aos 1.546 casos anunciados até domingo (22). No caso das mortes, o crescimento foi de 36%. Entre os pacientes que morreram em consequência da doença Covid-19, 30 estavam no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro.

Em nota, o Ministério da Saúde afirma que “atualmente, todos os estados do país registram casos da doença, mas nem todas as Regiões apresentam o mesmo nível de transmissão. A Região Norte, por exemplo, tem 3,1% do total de casos do Brasil. Na outra ponta, a Região Sudeste representa o maior percentual, na ordem de 60%”.

Guarapuava

Em Guarapuava, nenhum caso foi confirmado até o momento. Entretanto, de acordo com o último boletim da secretaria de Saúde de Guarapuava divulgado às 17h desta segunda (23), o município tem 13 casos suspeitos de coronavírus. Outros dois foram descartados.

Entretanto, como medida preventiva, o secretário municipal de Saúde, Celso Goes, anunciou a abertura de chamamento público para a contratação temporária de mais profissionais. De acordo com o secretário, há vagas para 40 técnicos em enfermagem, outras 30 para quem cursou o nível superior em enfermagem e mais médicos.

Agentes de saúde que atuam no bairro Primavera (Foto: Ascom/Saúde)

Ainda nesta segunda (23), o prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho, decretou novas medidas para garantir mais segurança para a população. Assim, entre as medidas para reduzir a velocidade de transmissão da Covid-19, fica determinado o controle de acesso de pessoas a supermercados e farmácias, com restrição a um representante por família e distância mínima de dois metros.

O decreto também suspende cultos, missas ou celebrações no município e passa a hospedar profissionais de saúde que trabalham em áreas de risco (UTIs) em hotéis da cidade.

Paraná

O Paraná tem agora 60 casos confirmados do novo coronavírus, 1.518 em investigação e 159 oficialmente descartados. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta segunda (23) mais seis casos da Covid-19 no Paraná. Os pacientes são de Curitiba (3), Cianorte (2) e Cascavel (1). As seis mulheres têm entre 28 e 53 anos e estiveram em São Paulo, Emirados Árabes e/ou contato com caso confirmado.

Hoje, o Paraná é o nono estado com o maior número de pessoas infectadas pela doença do Brasil. Em coletiva de imprensa em 12 de março, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, apontou que o Paraná é o estado que tem o melhor sistema de atendimento à saúde para enfrentar a doença.

Segundo o ministro, “o Rio de Janeiro aguenta muito pouco. São Paulo aguenta um pouco mais. Porém, o Paraná é nosso melhor sistema, a melhor rede de distribuição (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

Panorama mundial

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta segunda (23) que o número de casos de Covid-19 atingiu a marca de 100 mil em 67 dias, mas levou apenas 11 dias para dobrar e atingir 200 mil casos e outros quatro dias para chegar a 300 mil casos.

Segundo o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus, o vírus está em circulação em”quase todos os países e acelera velozmente”. O último boletim da OMS informou que doença já foi confirmada em 380 mil pessoas em 195 países.

(*Com informações da Agência Brasil e Portal G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.