22/08/2023
Paraná Política

Cristina Silvestri apresenta PL para ampliar tratamento de asma no PR

O PL propõe a inclusão do brometo de Tiotrópio entre os medicamentos prescritos no tratamento fornecido pelo Sistema Público de Saúde

cris

Conforme Cristina Silvestri, o PL quer ampliar o tratamento de asma no PR (Foto: Alep)

A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) apresentou o projeto de lei (PL) 305/2023 na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nessa quarta (7). O PL propõe a ampliação do tratamento de asma fornecido pelo Sistema Público de Saúde.

Conforme a deputada, a proposta é incluir o brometo de Tiotrópio entre os medicamentos prescritos aos pacientes.

Pesquisas feitas ao redor do mundo comprovam que este remédio melhora a função pulmonar e reduz os sintomas da asma. Além disso, pode desafogar os hospitais, já que pode ser administrado pelo próprio paciente por meio dos aerossóis, as conhecidas ‘bombinhas’.

Essas e outras informações constam em uma nota técnica assinada pela Sociedade Paranaense de Pneumologia, que apoia o projeto de lei. Assim, a nota técnica acrescenta, ainda, que o brometo de Tiotrópio pode postergar e até evitar o uso das medicações biológicas, reduzindo o impacto orçamentário do Estado.

ASMA

A asma, doença caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas inferiores, afeta cerca de 340 milhões de pessoas no mundo, 20 milhões de brasileiros e 453 mil de paranaenses. Ademais, ela causa mortes prematuras e impacta a qualidade de vida dos pacientes.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.