22/08/2023
Política

Dr. Rosinha: Conferência de Comunicação deve ser prioritária para o governo

Brasília – :: “Não podemos mais ficar passivos diante do atual modelo, no qual os meios de comunicação estão concentrados nas mãos de poucos grupos, sem uma regulação mínima”, diz parlamentar ::

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), afirmou nesta quinta-feira (5/2) em Foz do Iguaçu que o governo Lula “estava devendo” no que se refere à área de comunicação no país. O parlamentar petista elogiou a decisão do presidente Lula de convocar a primeira Conferência Nacional de Comunicação, anunciada na última semana.
“A convocação da conferência atende a uma reivindicação histórica dos movimentos que lutam pela democratização do setor”, observa Dr. Rosinha. “E o governo Lula já estava devendo muito nessa área, ainda mais se analisarmos que inúmeras conferências foram promovidas pelo governo a respeito de outros temas.”
O presidente do Parlasul afirmou que a Conferência de Comunicação será uma das principais a serem realizadas no país. “A conferência de comunicação deve ser uma prioridade central para o governo”, afirmou Dr. Rosinha. “Não podemos mais ficar passivos diante do atual modelo, no qual os meios de comunicação estão concentrados nas mãos de poucos grupos e famílias, sem uma regulação mínima.”
A conferência nacional, prevista para dezembro deste ano, será precedida por etapas municipais, em junho, e estaduais, até meados de setembro. O presidente Lula deve assinar o decreto de convocação da conferência nos próximos dias.

Aprovação recorde
Questionado a respeito da aprovação recorde do presidente Lula, que, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada na última terça-feira (3/2), tem uma aprovação de 84% da população, Dr. Rosinha afirmou que os números são uma espécie de “cala-boca” aos partidos de oposição.
“Esse discurso da oposição, apoiada por setores da mídia, de que o governo federal seria ruim, incompetente, não se sustenta em fatos”, afirma o deputado petista. “A oposição a Lula é movida pelo preconceito, pelo rancor e pelo ódio de classe. Os brasileiros já se dão conta disso.”
A avaliação do desempenho de Lula é a maior já atingida por um ocupante da Presidência da República desde o início da pesquisa, em 2001. Maior inclusive do que a obtida por Lula quando assumiu o governo, em janeiro de 2003. Na época, seu índice de aprovação pessoal era de 83,6%. A pesquisa CNT/Sensus ouviu 2 mil pessoas entre 26 e 30 de janeiro.
Sobre a alta do índice obtido pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que no levantamento espontâneo superou a soma dos percentuais obtidos por Ciro Gomes (PSB) e Heloísa Helena (PSOL), Dr. Rosinha afirma que se trata de “um bom sinal para o PT”.
Mesmo impossibilitado de concorrer a um terceiro mandato em 2010, Lula lidera as menções na pesquisa espontânea, com 21,3%, mais que o dobro do percentual obtido pelo tucano José Serra (8,7%). Dilma obteve 2,5%. Ciro e Heloísa, 1,2% e 0,8%, respectivamente.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.