22/08/2023
Política

Entidades voltam a defender união e o combate ao voto “paraquedista”

Campanha foi lançada por sete entidades de classe

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Encontro das lideranças (Foto: ACIG)

Lideranças empresariais de Guarapuava defendem, mais uma vez, a união das classes para a fiscalização do poder público e de uma maior representatividade dos setores produtivos do país. Paralelamente, uma campanha seguirá nessa mesma linha para valorizar o voto e a escolha por candidatos de Guarapuava e da região. O Vote Certo foi lançado em evento na Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), na noite dessa quarta feira (29). Esta não é a primeira vez que campanhas como essa são desencadeadas pelas entidades em Guarapuava. O projeto é retomado a cada ano eleitoral.

De acordo com o presidente da ACIG, Cledemar Mazzochin, com a ação, as entidades objetivam dar início ao desenvolvimento de uma cultura saudável de discussão política entre os cidadãos. “Nós precisamos fazer uma reflexão nos próximos dias de campanha sobre a real importância que o voto tem e, principalmente, em quem nós vamos votar. É fundamental que sejam escolhidos candidatos comprometidos com a nossa cidade, com a nossa região e com a nossa realidade. Portanto, nesse processo, as entidades estão buscando criar uma cultura de discussão política e reflexão em Guarapuava”, explica.

Mazzochin também destaca a importância da continuidade da união das entidades de classe locais. “Juntos nós podemos somar em prol de outros pleitos importantes para cada segmento, e devemos também trazer outras entidade para formar um grupo cada vez mais forte em Guarapuava. Com o nosso fortalecimento e união, até os próprios políticos eleitos sentirão a necessidade de ouvir as entidades quando precisarem tomar uma decisão”, aponta.

Em um tom mais crítico, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarapuava, Mauro Cláudio Temoscho, avaliou a importância da união das classes para a fiscalização do poder público. “Nós vemos um descaso do poder público, um descaso que gera problemas seríssimos na saúde, na educação, no saneamento básico. E nós cidadãos somos, talvez, os grandes culpados, porque há uma acomodação da sociedade em geral. Por isso, as entidades precisam dar exemplo de união e organização, no sentido de estreitar os laços entre sociedade civil e poder público para conseguir propor e fiscalizar”, afirma.

De acordo com o diretor geral da Celplac Indústria e Comércio, Célio Cunha, esta ação conjunta é o primeiro passo para sanar um problema de representatividade dos setores produtivos do país, através do estimulo da formação de novas lideranças. “Nós sofremos de um problema de liderança no Brasil. Precisamos fazer campanhas como esta e discutir política no dia-a-dia, dentro das empresas, das indústrias, das entidades, para que sejam formadas jovens lideranças, jovens com vontade de colocar a mão na massa”, observa. No lançamento foram apresentadas a identidade visual e a aplicação da campanha em busdoor, revista, rádio e mídias sociais. Sendo que, logo após o evento, as divulgações nas mídias sociais tiveram início, enquanto as outras mídias começarão suas veiculações a partir do dia 1 de agosto.

PAUTA PARA A REGIÃO

 Paralelamente à campanha midiática, as entidades estão elaborando uma pauta em conjunto, que deve ser concluída até o dia 7 de agosto. Assim que finalizado, o documento será apresentado para os candidatos da região. Para o presidente do Conselho Político da ACIG, Rui Primak, com o documento, as entidades buscam levar as demandas do setor produtivo para os candidatos e oficializar o compromisso dos mesmos para com os pleitos. “Vamos entregar o documento para os políticos de Guarapuava que queiram participar conosco, onde será assinado e registrado esse compromisso, pois só assim poderemos cobrar efetivamente”.

Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Sindicato Rural, Sociedade Rural, Sindicato das Indústrias de Reparação, Sindicato das Indústrias de Madeira, Casa da Indústria e Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarapuava (CDL), reuniram-se na sede da ACIG para o lançamento da campanha “Vote Certo – Uma iniciativa por uma Guarapuava mais consciente”.

 

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

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