22/08/2023
Brasil Paraná Política

Ex-assessor de Moro é denunciado por lavagem de dinheiro

Lucas Dorini Sabbato, que integrou o gabinete do senador Sergio Moro em 2023, foi incluído em nova denúncia do Gaeco no caso de rachadinha

Gaeco (Foto: MP-PR)

Uma nova denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na investigação sobre um suposto esquema de rachadinha ligado ao deputado estadual Ricardo Arruda (PL) incluiu Lucas Dorini Sabbato, ex-assessor do senador Sergio Moro.

De acordo com informação publicada pelo blog de Lauro Jardim, em O Globo, o MP denunciou Sabbato por lavagem de dinheiro. Ele trabalhou no gabinete de Moro no Senado durante parte de 2023. Conforme a denúncia, Sabbato teria atuado na intermediação de valores e em operações de câmbio destinadas à entrega de dinheiro em espécie, circunstância que embasou a acusação de lavagem de dinheiro apresentada pelo Gaeco.

O ex-assessor permaneceu cerca de três meses no gabinete de Moro, com remuneração próxima de R$ 24 mil mensais. Conforme a reportagem, ele deixou o cargo após a repercussão de publicações em redes sociais nas quais aparecia ao lado de Jair Bolsonaro e aliados, além de fotografias portando armas de fogo.

A contratação ocorreu em período abrangido pelas investigações sobre o suposto esquema no gabinete de Ricardo Arruda. O caso é público há mais de dois anos e ganhou novo capítulo com a ampliação das denúncias apresentadas pelo Ministério Público.

De acordo com a acusação, a denúncia contra Ricardo Arruda ocorreu em 2024 pelos crimes de rachadinha e lavagem de dinheiro. Conforme a acusação, recursos supostamente desviados do gabinete teriam servido para despesas pessoais e familiares, incluindo viagens internacionais e gastos de alto valor.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.