22/08/2023
Paraná Política

Francisco Zanicotti é o novo procurador-geral de Justiça do Paraná

Francisco foi escolhido entre os três nomes mais votados internamente pelo MP. A escolha foi do governador Ratinho Junior nesta quinta

Procurador (Foto: Jonathan Campos/AEN)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior escolheu, nesta quinta (21), o promotor Francisco Zanicotti como o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR). Ele liderou a votação interna para comandar a instituição no biênio 2024-2026. O decreto 5.277/2024 já encontra-se publicado.

De acordo com o MP, a lista tríplice com as indicações do MPPR foi entregue a Ratinho Junior. O governador tem a atribuição de indicar o novo chefe da instituição. Conforme as normas, a escolha recai sobre os mais votados pelos membros do MPPR.

Zanicotti é promotor de Justiça desde 1996 e foi presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP). Também atuou nas Promotorias de Justiça de São Miguel do Iguaçu, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, União da Vitória, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Curitiba. É titular, desde 2013, da 2ª Promotoria de Justiça da Criança e do Adolescente de Curitiba.

O procurador-geral de Justiça é o chefe máximo do Ministério Público Estadual, com mandato pelo período de dois anos. De acordo com o MP, é permitida uma recondução. Entre outras atribuições, além de conduzir administrativamente a instituição, também é responsável por propor alguns tipos de ações. Aquelas que envolvem juízes, promotores de Justiça, deputados, prefeitos, governador, entre outras autoridades do Estado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.