Governadores do PR deixaram de investir R$ 6,5 bilhões em saúde, diz Dr. Rosinha

“Essa é umas das coisas que eu vou fazer diferente”, afirma o petista

Dr. Rosinha (Foto: Divulgação)

Os governadores do Paraná descumprem sistematicamente a Constituição Federal e já deixaram de investir R$ 6,5 bilhões em saúde. A afirmação é do Dr. Rosinha, candidato ao Governo do Paraná pelo PT. O cálculo, da Promotoria de Proteção à Saúde Pública de Curitiba, confirma um dos pontos do programa de governo de Dr. Rosinha, candidato do PT ao Palácio Iguaçu nas eleições de outubro.

“Essa é umas das coisas que eu vou fazer diferente”, afirma o petista, que é médico pediatra e especialista em saúde pública. “A população que dorme nas filas do SUS, sem atendimento, precisa saber que esse sofrimento é fruto de uma escolha política dos seus governantes. Eles decidem tirar o dinheiro da saúde para colocar em outro lugar, e dar lucro para seus amigos”, completa.

Desde 2000, a Promotoria de Proteção à Saúde Pública de Curitiba tem ajuizado ações contra o estado do Paraná em virtude do descumprimento do que determina a Constituição, que diz que pelo menos 12% do orçamento dos estados deve financiar ações e serviços na área de saúde. Por sua vez, as decisões do Tribunal de Justiça têm dado razão aos promotores e condenado as gestões de sucessivos governadores. O último desses pareceres é de julho deste ano.

Entre os gestores já implicados está o ex-governador Beto Richa (PSDB). “Aqui no Paraná o desprezo pela saúde do cidadão é um hábito comum dos governantes”, critica Dr. Rosinha. “E a eleição deste ano tem pelo menos dois candidatos herdeiros dessa política: Cida Borghetti e Ratinho Jr, que fizeram parte do governo Richa”, avalia Dr. Rosinha.

Agora, é preciso garantir que esse ciclo de descaso seja interrompido. “Eu sou médico e tenho absoluta certeza de que em quatro anos posso fazer da saúde pública do Paraná um sistema exemplar para todo o Brasil.

Relacionadas

SALDO DO FIM DE SEMANA

PRF apreende 297 quilos de maconha e 50 mil maços de cigarro no PR

AGRIFAMILIAR PARANÁ 2020

Terminam nesta quarta (30), as inscrições para Feira da Agroindústria

ARTE E EDUCAÇÃO

Inscrições para o 2º Concurso de desenho terminam dia 30

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com