Joe Biden é declarado o novo presidente dos Estados Unidos

Após quatro dias de expectativa com uma apuração acirrada, o candidato do partido Democrata acabou ficando com a vitória

Biden é o presidente mais velho eleito nos EUA (Foto: Reprodução/AFP)

Segundo informações divulgadas pela CNN, o democrata Joe Biden, de 77 anos, derrotou o republicano Donald Trump nas Eleições dos EUA e está eleito como 46º presidente dos EUA. Dessa maneira, após quatro dias de expectativa com uma apuração acirrada, o candidato do partido Democrata acabou ficando com a vitória. Sua vice será a senadora Kamala Harris, 56 anos.

Assim, de acordo com a CNN e da NBC, o ex-vice de Barack Obama ultrapassou a marca de 270 votos no colégio eleitoral e ocupará a Casa Branca a partir do dia 20 de janeiro de 2021, encerrando a era Donald Trump.

A contagem inclui os votos do estado da Pensilvânia, que dá direito a 20 delegados, fazendo com que o democrata obtenha 273 votos no colégio. Ainda estão sendo contados votos em Nevada, Geórgia e Arizona – onde Biden também esta à frente – e no Alasca e Carolina do Norte – onde Trump lidera.

Além disso, Trump liderou durante quase toda a apuração em Pensilvânia, Michigan e Wisconsin, mas acabou ultrapassado por Biden com o avançar da contagem do voto postal em áreas urbanas de grande população negra, como, Atlanta, Detroit e Milwaukee, maiores cidades desses três estados. O mesmo cenário acontece na Geórgia (onde um democrata não vence desde 1996) e no Arizona.

PRESIDENTE MAIS VELHO

Perto de completar 78 anos, Biden é o presidente eleito mais idoso na história dos EUA e também será o mais velho a ocupar o cargo.
Além disso, sua companheira de chapa, Kamala Harris, será a primeira mulher a exercer a função de vice-presidente. No voto popular, Biden tem neste momento pouco mais de 74 milhões de sufrágios, maior votação absoluta já alcançada por um candidato nos EUA.

*Com informações de IstoÉ

Relacionadas

BOA NOTÍCIA

Reino Unido aprova vacina contra a covid-19 e pretende iniciar vacinação

LUTO

Diego Maradona morre aos 60 anos em Tigre, na Argentina

RECONHECIMENTO

China reconhece vitória de Biden e parabeniza presidente eleito dos EUA

Comentários