Lula fará, no Paraná, a ligação de número dois milhões do Programa Luz para Todos

Curitiba – Na próxima segunda-feira, 22, às 11h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no assentamento Robson Vieira, em Congonhinhas(a 84 quilômetros de Londrina), para fazer a ligação de número dois milhões do Programa Luz para Todos. Com isso, o Programa atinge seu objetivo levando energia elétrica a 10 milhões de brasileiros que vivem no meio rural e não tinham acesso a ela.
Na solenidade, o presidente fará a ligação de energia na residência de Odair Sardor, uma das 39 famílias que vivem no assentamento de 653 hectares (onde as principais atividades produtivas são os cultivos de arroz, milho, feijão e a criação de gado de leite). Também será inaugurado no local, como parte das Ações Integradas do Programa, um telecentro com 10 computadores, que dará aos assentados acesso à internet. Outras 315 famílias já receberam energia elétrica em Congonhinhas através do Programa Luz para Todos, e para outras 61 as ligações estão em andamento.
No Paraná, onde a Eletrosul coordena o Programa Luz para Todos, cerca de 47 mil domicílios passaram a ter energia elétrica desde 2003 (outros 30 mil serão beneficiados até 2010). Além da eletrificação rural, o Programa Luz para Todos também desenvolve as Ações Integradas, através do qual as comunidades que recebem a energia elétrica passam a desenvolver atividades produtivas associadas a ela, gerando emprego e renda. Comunidades rurais de diferentes regiões do estado já foram beneficiadas com projetos adequados à realidade de cada uma delas, que incluem resfriadores de leite, hortas e cozinhas comunitárias, unidades de inclusão digital, bibliotecas, entre outros.

Coletiva – Os eventos dos quais o presidente Lula participa na região (além de Congonhinhas, haverá outro em Londrina, no mesmo dia) serão assuntos de uma entrevista coletiva que será realizada no próximo domingo (21/06), no Hotel Bourbon (centro de Londrina), às 15h. Participarão da coletiva representantes dos ministérios da Agricultura e Minas e Energia, Governo do Estado e Eletrosul. Após a coletiva, serão entregues as credenciais de imprensa para os dois eventos. O credenciamento deve ser feito até as 16h do dia 19/06, de acordo com as instruções fornecidas no www.imprensa.planalto.gov.br

A empresa – A Eletrosul Centrais Elétricas S.A. é a subsidiária da Eletrobrás que atua na transmissão e geração de energia elétrica nos estados do RS, SC, PR e MS (nos quatro estados, também coordena o Programa Luz para Todos e as Ações Integradas). Com sede em Florianópolis (SC), a empresa possui uma série de empreendimentos em andamento – entre eles, a Usina Hidrelétrica Mauá (361 MW), que está sendo construída nos municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira, no Paraná, juntamente com a Copel (as duas empresas fazem parte do Consórcio Energético Cruzeiro do Sul – Copel com 51%, Eletrosul com 49%). Além de Mauá, a Eletrosul constrói uma usina no RS (Passo São João – 77,1 MW), 10 pequenas centrais hidrelétricas em SC (142,5 MW, no total), uma usina no MS (São Domingos – 48 MW) e uma em Rondônia, em sociedade com outras empresas (Jirau – 3.300 MW).

Relacionadas

VAI COMEÇAR

Câmara marca início do período ordinário para 3 de fevereiro

NOVO PRESIDENTE

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

VACINAÇÃO

5ª Regional de Saúde terá 5.920 doses de vacina para 20 municípios

Comentários