A pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça (24), lança luz sobre o cenário político de 2026. Uma coisa é certa, por ora: o presidente Lula lidera, mas a disputa segue incerta, como uma fogueira de São João. Acesa, porém instável, e cercada por balões que sobem, tentam se firmar, mas podem cair a qualquer momento.
Conforme os números revelados nesta terça, Lula segue liderando os cenários de primeiro turno para 2026, mas com vantagem apertada e sinais de desgaste. Já no segundo turno, Lula (41,6%) empata tecnicamente com Michelle (44,4%), Tarcísio de Freitas (43,6%) e Eduardo Bolsonaro (39,1%). Todos os confrontos estão dentro da margem de erro.
Enquanto isso, a ausência de Jair Bolsonaro, inelegível até 2030, abre espaço para a reorganização da direita. E é nesse vácuo que o nome do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), surge como um desses balões. Ou seja: discreto, mas ganhando altitude, com perfil mais moderado e institucional. Fator que pode agradar fora do círculo bolsonarista.
Pois é! O presidente Lula tenta manter a fogueira acesa. Entretanto, o vento político é imprevisível, e a próxima eleição, ainda longe de se definir, será decidida por quem souber lidar com o calor sem se queimar.
Leia outras notícias no Portal RSN.