22/08/2023
Comunidade Cotidiano Guarapuava

‘Máscaras pela Vida’ já entregaram 13 mil máscaras em Guarapuava

O projeto é uma ação conjunta de secretarias municipais que busca promover a saúde, democratizando o acesso a equipamentos de proteção individual

Entrega-mascaras-destaque-scaled

A entrega das máscaras teve início no dia 15 de maio (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Costureiras guarapuavanas, que integram o projeto ‘Máscaras Pela Vida’, já confeccionaram e entregaram cerca de 13 mil máscaras na cidade. As unidades são distribuídas para proteção individual da população. A entrega teve início no dia 15 de maio.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da prefeitura, o projeto é uma ação conjunta que busca promover a saúde, democratizando o acesso a equipamentos de proteção individual. Além disso, oferece oportunidade de renda para costureiras da cidade, neste momento de pandemia.

A Secom divulgou que a meta é produzir 100 mil máscaras para a população cadastrada nos Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Além de profissionais da área da saúde, usuários do transporte coletivo, igrejas, entidades sociais e para servidores públicos.

BENEFICIADOS

O Albergue Noturno Frederico Ozanam é uma destas entidades e recebeu nessa semana um lote de 100 máscaras. As unidades são disponibilizadas para aqueles que chegam ao local e não possuem uma máscara. A assistente social do albergue, Ana Luiza Santos, afirmou que a entrega das unidades, se soma à outras contribuições que a instituição tem recebido neste momento de pandemia.

Ana destacou que o local recebeu doações de produtos de higienização e cuidados pessoais, vindas da sociedade civil e de instituições. Além disso, as máscaras  devem reforçar a proteção contra à Covid-19.

“Oferecer esse material para quem vem até o albergue almoçar ou pernoitar é fundamental, principalmente por se tratar de pessoas mais vulneráveis e com menos condições financeiras. É uma ótima ajuda, já que, devido a rotatividade de pessoas, por vezes, pode faltar material de proteção”.

O projeto é uma ação conjunta de secretarias municipais de Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

ETAPAS

A Secom destacou que cada etapa do projeto envolve uma das secretarias envolvidas no projeto. A inciativa é das Secretarias Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres, Assistência e Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico e Inovação

A compra dos materiais, como elástico, fio, tecido e pacote, é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. A segunda etapa fica por conta da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que contratou as 50 costureiras responsáveis pela produção desses EPIs. Além disso, fiscaliza todo o processo de produção.

Já a distribuição é feita a partir da Secretaria de Assistência Social, através dos cadastros de Cras, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e entidades sociais. Além destes locais, as máscaras também são entregues nos terminais de transporte coletivo, ao público na fila da Caixa Econômica, que aguarda o auxílio emergencial, e à população que aguarda nas filas do Programa Comida Boa que, por vezes, está sem o equipamento de proteção.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.