Nova pesquisa mostra eleição empatada entre Antenor e Celso Goes

Desde o começo da campanha, os dois candidatos polarizaram as eleições em Guarapuava, mas agora a diferença entre ambos é mínima

Nova pesquisa mostra eleição empatada entre Antenor e Celso  Goes(Foto montagem: Gilson Boschiero/RSN)

O último dia da campanha eleitoral está sendo marcado por uma nova pesquisa eleitoral. Divulgada na noite deste sábado (14), os números confirmam, mais uma vez, o empate técnico entre os candidatos Antenor (PT) e Celso Goes (Cidadania). Além disso, mostra o crescimento do democrata Vitor Hugo Burko, em relação a outras consultas de intenções de votos. De acordo com o registro no TRE, a pesquisa é da MGP Comunicações – Eireli (Correio do Cidadão).

De acordo com a pesquisa registrada no TSE (PR-02383/2020) Celso Goes lidera com 27,9%. Entretanto a diferença é mínima, já que Dr. Antenor aparece como 27,6%. Entretanto, quando a consulta pedia a resposta espontânea dos 500 entrevistados, o candidato do Cidadania tem 17,7% contra 17,6% para o petista.

Com margem de erro de 4,37% para mais ou para menos, a pesquisa feita entre 5 e 9 de novembro, mostra que Burko está com 19% na preferência do eleitor na estimulada. Quando a resposta é espontânea, Burko cai para 13,6%.

Imagem: Reprodução)

Ainda na ‘estimulada’ a pesquisa mostra Janaína Naumann (Republicano), com 8,8%. Porém, Jabur do Motocross (PMN), surge com 1,6%; Luzia Noriler (Patriota), com 1%, e André Tecchio (DC), com 0,4%. Entre os eleitores entrevistados, 8,3% disseram que não votarão nos nomes apresentados. E outros 5,4% disseram que não sabem ou não responderam.

Entretanto na ‘espontânea’ Janaína Naumann cai para 5,1%. Jabur do Motocross, aparece com 0,7%;  Luzia Noriler, tem 0,3%, e André Tecchio, 0,2%.  Todavia, os que não sabem ou não responderam somam 38,6%, e 6,2% não votam em nenhum dos candidatos. Conforme o IRG Pesquisa, a consulta eleitoral tem 95% de confiabilidade.

(Imagem: Reprodução)

GUERRA DE NÚMEROS

Desde o início da campanha, pesquisas eleitorais davam o rumo das eleições em Guarapuava. Assim, desde a primeira consulta de intenções de votos, o empate técnico entre Dr. Antenor e Celso Goes já demonstrava a polarização entre o Cidadania e o PT.

Assim, no dia 21 de outubro, a primeira pesquisa divulgada pela empresa Strapassom e Araujo Ltda, apontava a liderança de Antenor (24,6%) na pesquisa espontânea. Já na estimulada o percentual subia para 27,5%. Com margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos, Celso Goes desponta com 16,3% (espontânea) e 19,3% (estimulada). Já Burko tinha 13,5% (espontânea) e 14,5% (estimulada).

Entretanto, no dia 1 de novembro, o Instituto Paranaense de Pesquisa, Estratégia e Consultoria (IPPEC) colocava o Dr. Antenor à frente com 32% na consulta estimulada. Já Celso Goes tinha 24%, enquanto Burko, surgia com 15%.

FATOS MARCANTES

A medida em que os dias avançaram, muitas lutas foram travadas, principalmente, nas redes sociais. ‘Lives’, postagens em vídeos gravados, post, formaram um ‘mix’ de divulgação. Entretanto, os ataques ocorreram, em maior número, em grupos de WhatsApp. Alguns raivosos, outros não.

Alguns fatos marcaram o pleito eleitoral. Durante a semana, por exemplo, centenas de trabalhadores sem terra chegaram em Guarapuava. Primeiro concentraram-se na Praça 9 de Dezembro, Centro. Depois, espalharam-se por vários bairros da cidade em busca de votos para o Dr. Antenor.

Já o candidato a vice na chapa de Antenor, o medebista João Nieckars viveu um ‘inferno astral’. Conhecido com o ‘Caso Nieckars’, declarações antigas foram recuperadas mostrando ataques misóginos. Contraposições ideológicas ao partido com o qual compõem ‘dobradinha’, Nieckars defende a castração de padres; não poupa adjetivos impróprios à ex-presidente Dilma Roussef, do PT, e chegou a dizer que se gargalharia caso templos religiosos fossem incendiados. Assim, o ‘caso Nieckars’ pautou reportagens na revista Época e também no site Metrópoles.

Já Celso Goes, em pronunciamento numa das reuniões de campanha, citou a administração de Pinhão, que é do PT. Numa citação infeliz, o candidato falou da ‘importação’ de secretários municipais daquela município. Todavia, em vídeo o prefeito Odir Gotardo, se contrapôs à fala de Goes.

Além disso, a campanha também fica marcada pela atuação, até certo ponto teatral, de Burko. Numa das ‘lives’ o democrata sobe no capô de um carro e desafia os adversários em debate que ocorreria no dia seguinte. Em outra, entre morcegos e imagens ‘vampirescas’ Burko suga a atenção dos internautas falando que ‘coisas do além’ estão ocorrendo em Guarapuava. E para terminar, na noite dessa sexta (13), o candidato ataca dois grupos empresariais da cidade, mediante o posterior repúdio e contestações de ambos.

BURKO DIVULGOU PESQUISA LIDERANDO ELEIÇÃO

Contudo, uma outra pesquisa divulgada nessa sexta (13), se somou às aparições de Burko nas redes sociais, encorpando a campanha do democrata. Feita pela Verum Pesquisas e Consultoria Eireli, a pesquisa encomendada pela Barbiero Comunicações Ltda mostrou Burko liderando com 41,1%, seguido pelo Dr. Antenor com 29,7% e Celso Goes com 22,8%. Além de Janaína (5,7%) e Jabur (0,6%). De acordo com a Verum, 500 eleitores participaram da entrevista, entre 8 e 11 de novembro.  O registro no TRE é PR-08269/2020 com 95% de confiabilidade.

NOVO PEDIDO NEGADO A BURKO

As estratégias de campanha se diferenciaram conforme as coligações. Os marqueteiros capricharam apostando, principalmente, nos programas de televisão e rádio. As redes sociais também ganharam ‘roupagem’ própria para divulgar propostas dos candidatos. Mérito, sem dúvida, para a equipe de Burko. Porém, o candidato chamou a cena para si, ao se defender das informações de que encontra-se inelegível. Quem comprova esse fato é a Justiça Eleitoral na primeira e segunda instâncias. Afinal, os recursos da defesa do democrata foram todos indeferidos. Entretanto, agora cabe ao TSE a resposta final, já que o candidato recorreu.

Porém, nessa quinta (12), a juíza federal Marta Ribeiro Pacheco negou mais um pedido para a emissão de certidão negativa. Essa foi a terceira vez que Burko teve pedidos negados, já que possui condenação pelo Tribunal de Contas da União. Confira o Despacho.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

 

 

 

 

 

Relacionadas

NOVA CONQUISTA

Campo Real recebe Selo Sesi ODS 2020

AINDA EM ALERTA

Pacientes recuperados em Guarapuava chegam a 76%

SISTEMA CARCERÁRIO

Presos quebram parede e fogem de Penitenciária Estadual em Guarapuava

Comentários