Para Burko, nome em pesquisa é “estimulante”. Ex-prefeito reúne correligionários em jantar político neste sábado

Guarapuava – O diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko (PV) tenta negar, mas as evidências apontam que seu nome é dos que figuram na lista de pré-candidatos à sucessão “requianista” no Palácio Iguaçu nas eleições de 2010.
À jornalista Cristina Esteche, Burko disse que ainda é cedo para qualquer tipo de afirmação nesse sentido, mas ergue a voz para dizer que “disposição, vontade e preparo para enfrentar um pleito desse naipe ele tem. Isso é verdadeiro! Burko saiu do nada no cenário político para enfrentar o então “todo poderoso” Fernando Ribas Carli nas eleições de 1995 que já era prefeito e despontava como favorito nesse páreo. Burko encarou e levou por duas vezes seguidas derrotando o mesmo adversário.
Depois disso, começou a sonhar – e o ex-prefeito adora conjugar esse verbo – com voos mais altos. Numa análise de conjuntura achou que seria melhorar retornar ao PL, partido de origem política deixando o PSDB, e quando ninguém acreditava – de novo – conseguiu a indicação para ser candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo senador petista Flavio Arns.
A projeção do seu nome no cenário estadual e o cargo de diretor-presidente do IAP foram saldos positivos dessa investida.
Burko se dedicou e se apaixonou pela causa verde, preferência que o fez deixar as hostes liberais, mais uma vez, para engrossar as fileiras do Partido Verde, o PV.
“O meu trabalho agora é de reestruturação do partido em Guarapuava”, disse. Para isso, Burko reúne correligionários, companheiros – ex-secretários municipais do seu “staf” na Prefeitura, ex-vereadores – e outras lideranças neste sábado, dia 13, num jantar político no Restaurante D. Nuñes. Vai organizar o PV Jovem com a intenção de cooptar novas lideranças em defesa da causa verde.
Durante a conversa, porém, Burko lembra que o seu nome é conhecido por apenas 5% dos paranaenses restringindo-se à região de Guarapuava e que ganhou maior visibilidade a partir do IAP.
Disse isso para balizar a preferência de eleitores que em pesquisas de opinião citam Burko para o Governo do Paraná. Em duas consultas populares feita pela Paraná Pesquisa – uma delas somente em Curitiba – o ex-prefeito de Guarapuava está com quase 1% das intenções de votos. “É alvissareiro e estimulante, mas há outros nomes dentro do partido com condições de entrar nessa disputa”, avalia.
Nem tanto! Um nome com potencial de voto é o do próprio presidente do PV no Estado, Melo Viana que, aliás, já foi candidato. O cacife de Burko, pela sua coragem, seria maior.

Relacionadas

NOVO PRESIDENTE

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

VACINAÇÃO

5ª Regional de Saúde terá 5.920 doses de vacina para 20 municípios

INÍCIO DE MANDADO

Primeira sessão ordinária da Câmara ainda não tem dia definido

Comentários