Pesquisa Ibope: Ratinho lidera no Paraná

Cida e Arruda estão na sequência na corrida pelo governo do Estado

Na pesquisa Ibope divulgada nesta quinta feira (27), Ratinho Junior lidera as intenções de voto dos paranaenses para o governo do Estado. Encomendada pela RPC, a pesquisa apresenta os nomes de Cida e de Arruda, após os números de Ratinho.

Realizado entre os dias 14 e 16 de setembro, esse é o terceiro levantamento do Ibope divulgado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral. Nos seguintes percentuais de intenção de voto para o governo do Paraná estão: Ratinho Junior (PSD) com 44%, Cida Borghetti (PP) com 17%; João Arruda (MDB) com 10%, Doutor Rosinha (PT) com 6%, Ogier Buchi (PSL) com 2%, Professor Piva (PSOL) com 1%, Professor Ivan Bernardo (PSTU) com 1%, Priscila Ebara (PCO) com 1%, Jorge Bernardi (Rede) com 1% e Geonísio Marinho (PRTB) com 0%. Brancos e nulos somaram 9%. Não sabem são, também, 9%.

De acordo com o portal de notícias G1, o candidato Ogier Buchi (PSL) tentou impugnar a divulgação da pesquisa. O desembargador Tito Campos de Paula, da Justiça Eleitoral, negou o pedido mas determinou que fosse colocado o seguinte esclarecimento. “A pesquisa está sendo impugnada por representação eleitoral em razão de discrepâncias técnicas concernentes à estratificação do eleitorado.”

Na pesquisa desta quinta feira a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1204 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais. O nível de confiança utilizado é de 95%.

Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte no levantamento feito entre 24 e 26 de setembro:

REJEIÇÃO

Na mesma pesquisa, o Ibope também mediu a taxa de rejeição, onde o eleitor disse em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum. Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices: Doutor Rosinha (PT) com 24%, Cida Borghetti (PP)com 20%, Ratinho Junior (PSD) com 14%, João Arruda (MDB) com 12%, Professor Piva (PSOL) com 9%, Priscila Ebara (PCO) com 9%, Geonísio Marinho (PRTB) com 6%, Ogier Buchi (PSL) com 6%, Jorge Bernardi (Rede) com 6%, Professor Ivan Bernardo (PSTU) com 5%. Os que não sabem somam 29% e os que disseram que poderiam votar em todos (esp.) são 8%.

Publicidade

Relacionadas

PANDEMIA DA COVID-19

Governo do Paraná confirma implantação do toque de recolher

SUGESTÃO

Deputados pedem suspensão das provas do PSS do magistério

VACINA É IMPORTANTE

Hoje (30) é o último dia da vacinação contra a pólio no Paraná

Comentários