22/08/2023
Política

Prefeitos se reúnem com deputados para criar consórcio intermunicipal

Guarapuava – Prefeitos e representantes dos municípios de Boa Ventura do São Roque, Santa Maria do Oeste, Goioxim, Marquinho, Cantagalo e Campina do Simão se reuniram, no sábado, em Boa Ventura do São Roque, com os deputados federais Cezar Silvestri (PPS), Assis Miguel do Couto (PT) e Rodrigo Rocha Loures (PMDB) para discutir a criação de um consorcio intermunicipal, que tem como objetivo a obtenção de recursos para investimentos de maior envergadura, que vão desde infraestrutura até áreas como agricultura e saúde. Durante a reunião os prefeitos expuseram suas dificuldades aos deputados e também discutiram o impacto da redução do FPM (Fundo de Participação dos Municipios).
De acordo com o deputado Assis Miguel do Couto, a idéia de formar consórcios busca solucionar problemas que são comuns. “Os pequenos municípios nunca tiveram seu potencial reconhecido e por isso enfrentam dificuldade, mas temos que vê-los como um espaço de oportunidades e por isso a intenção de uni-los e formar esses consórcios para que juntos possam resolver seus problemas comuns”, destacou.
Para o deputado Cezar Silvestri, a união é a melhor saída para se enfrentar as dificuldades. “Existem muitas problemas que são comuns dos municípios, mas sozinhos eles não tem como resolver. Eu não vejo outra forma de melhorarmos a qualidade de vida da população sem que haja o consórcio?, destacou exemplificando a iniciativa com a aquisição de uma patrulha rodoviária para a manutenção das estradas rurais. Dificilmente um município sozinho terá condições de comprar todas as máquinas necessárias, mas se todos se unirem, aquisição pode ser feita e a patrulha poderá atender os municípios”, completou.
Ainda de acordo com Silvestri a idéia pode ser estenda a outros setores, como a produção de leite, coleta de lixo e assistência social. ?São muitos programas que podem ser desenvolvidos da mesma forma. O importante é que essa idéia seja desenvolvida de forma imediata?, ressaltou.

Iniciativa
Como forma de ajudar os municípios consorciados, Assis do Couto defendeu a mobilização da bancada paranaense na Câmara para que sejam apresentadas emendas de bancada para a compra das maquinas e equipamentos de uso comum, já, o deputado Cezar Silvestri, sugeriu que, além da emenda de bancada cada parlamentar faça uma emenda individual. ?Cada parlamentar pode se comprometer em colocar uma emenda para ajudar os municípios e se juntarmos todas as emendas teremos condições e dinheiro suficiente para iniciar o projeto?, enfatizou.
Como primeiro passo da iniciativa os prefeitos e representantes dos municípios se comprometeram em formar o consórcio para depois seguir em busca dos recursos. ?Temos que nos organizar e nos unir para conseguir levar o projeto a diante e depois mobilizar nossos deputados para que vão atrás de mais votos na Câmara para aprovar nossos projetos?, comentou o prefeito de Cantagalo Pedro Borelli.
Para o prefeito de Goioxim, Olivo Agostinho Calsa, a iniciativa ajudará a combater a crise. ?Temos que ser inteligentes. É em um momento de crise que se conhece os bons administradores e é isso que estamos fazendo, sendo inteligentes, unidos forças para juntos buscarmos as melhorias que são necessárias?, frisou
Assim como os demais administradores, o prefeito de Boa Ventura de São Roques, José Forekevicz ressaltou a importância da iniciativa. ?Com a redução do FPM os municípios estão passando por dificuldades e essa proposta nos fortalece, ajuda a enfrentar as dificuldades. Temos que levar a idéia a diante e lutar para conseguirmos as melhorias?, concluiu.

Foto – Além da emenda de bancada Silvestri defendeu que cada parlamentar se comprometa em propor emendas individuais para ajudar os municípios.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.