22/08/2023


Guarapuava Segurança

Presos fogem por buraco em sistema de ventilação da Cadeia de Guarapuava

Um dos detentos se feriu na fuga e precisou de atendimento médico. Outros quatro conseguiram fugir. Um deles foi preso há dois meses

cadeia de Guarapuava

Presos fogem por buraco em sistema de ventilação da Cadeia de Guarapuava (Foto: Depen)

Quatro presos fugiram durante a madrugada desta sexta (6) da Cadeia Pública de Guarapuava. De acordo com as informações, os detentos fizeram um buraco no sistema de ventilação da unidade prisional, porém foram flagrados pelas câmeras de segurança. Um quinto detento ficou ferido e foi reencaminhado ao sistema prisional.

Conforme as informações a situação ocorreu por volta das 4h50, quando câmeras de segurança flagraram a fuga. Segundo a chefia da cadeia, um dos fugitivos quebrou o pé durante a fuga e precisou de atendimento médico. Os outros quatro conseguiram fugir. Desse modo, a Polícia Militar prestou auxílio aos guardas prisionais.

De acordo com informações recebidas pelo Portal RSN, entre os quatro fugitivos, um deles estava preso há apenas dois meses. Já os outros três estavam na cadeia havia seis meses, um ano e dois meses e um ano e nove meses. Contudo, até a publicação dessa reportagem, não havia informação sobre o paradeiro de nenhum deles.

Antes disso, a última tentativa de fuga informada pela chefia ocorreu em 22 de agosto. Neste dia, guardas prisionais frustraram a fuga. Anteriormente, dois presos fugiram pelo esgoto. Porém, a PM recapturou um deles. Por fim, no dia 6 de julho, 16 detentos fugiram.

Dois presos fugiram da cadeia pelo esgoto (Foto: Depen)

PROBLEMAS RECORRENTES

Neste ano, cinco detentos foram executados dentro da unidade prisional, a última morte registrada em 18 de agosto. Uma operação do Gaeco cumpriu mandados de prisão que investigam as execuções dentro da unidade dois dias depois.

Além disso, com a suspensão de visitas por conta da pandemia, as famílias só podem enviar produtos via Sedex. Porém, a tentativa de ingresso de ilícitos ocorre com frequência. Na tarde de ontem (5), guardas prisionais flagraram o envio de LSD por um familiar de um detento. O estabelecimento ainda sofre com arremessos de objetos ilícitos pelo solário da unidade.

NOVA UNIDADE

Enquanto isso, o início das obras da nova unidade prisional em Guarapuava, foi novamente adiada. Assim, a nova data informada, no início de agosto, pelo chefe de cadeias públicas da Regional de Guarapuava, Rodrigo Alves Fávaro, é 2022. De acordo com as informações, um impasse jurídico sobre o terreno onde a unidade será construída atrasou o projeto.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo