22/08/2023
Blog da Cris

PT nacional decide por apoio a Ducci em Curitiba

PT vai compor a Frente Ampla e derruba debate sobre candidatura própria {a Prefeitura da capital paranaense

Luciano Ducci (Foto: Agência Câmara)

A direção nacional do partido dos Trabalhadores colocou um ponto final no debate interno sobre as eleições em Curitiba. Nesta terça (26), Gleisi Hoffmann, que preside o partido, anunciou o apoio à pré-candidatura de Luciano Ducci (PSB).

De acordo com a cúpula nacional, os municípios com população superior a 100 mil habitantes, cabe ao diretório nacional a decisão sobre as majoritárias. O anúncio de hoje põe um fim na tentativa de candidatura própria, defendida, principalmente, pelo deputado federal Zeca Dirceu. Ele trocou o domicílio eleitoral para a capital paranaense com a intenção de disputar a candidatura majoritária.

Mas a decisão do diretório nacional remete também às eleições em Guarapuava. O cenário político local dá como certa a candidatura do médico Dr. Antenor a prefeito do município. Ele, que também é deputado estadual parece não estar empolgado com a ideia. Isso porque a atuação política dele nos fins de semana e outros dias de folga tem sido de reuniões por cidades desta e de outras regiões. Dr. Antenor ampliou a base política dele e hoje esse leque soma mais de 50 municípios, até a última conversa que tivemos.

Ou seja, a estratégia tem sido de fortalecimento da base como deputado. Mas como ele já tem uma estrutura sólida de eleitores em Guarapuava, pode-se esperar que o efeito multiplicador esteja ocorrendo pelas ‘beiradas’. No entanto, há quem diga que o deputado quer mesmo é continuar legislando. Mas como a decisão vem de Brasília, não custa nada o Presidente Lula ‘bater um fio’ e Dr. Antenor mudar de ideia rapidinho. Afinal, ele mesmo se diz, um homem à disposição do partido.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.