22/08/2023
Paraná Política

Ratinho Júnior destaca evolução do governo na Assembleia

Ratinho Júnior também ressaltou a importância da Assembleia Legislativa na aprovação de projetos do Governo, em especial, da reforma administrativa

traiano e ratinho

Presidente da Alep, Ademar Traiano e o governador Ratinho Júnior (Foto: Orlando Kissner/Alep)

A primeira sessão do ano na Assembleia Legislativa do Paraná, nessa segunda (3), teve a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD). Assim, recepcionado pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), o governador abordou a reforma administrativa na estrutura do governo. ““Reduzimos o número de secretarias de 28 para 15. Também juntamos estruturas antigas do estado para que atuem de maneira integrada . E façam com que o cidadão paranaense ganhe tempo sem precisar ir de porta em porta para obter um documento ou uma simples licença”.

De acordo com Ratinho Júnior, os programas Paraná Trifásico e o Descomplica Rural se destacam na agricultura. Porém, no setor de infraestrutura e logística, Ratinho Junior citou as concessões de rodovias, a ampliação da malha ferroviária. Além da construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, e o programa Voe Paraná.  Entretanto, na Educação, ações como o Escola Segura e o projeto de intercâmbio para estudantes da rede pública, ‘Ganhando o Mundo’, foram citadas pelo governador. Assim, as ações de descentralização na área da saúde também foram destacadas durante o discurso.

Tratamos com cuidado e respeito o dinheiro dos paranaenses. Fechamos as contas públicas de 2019 com todos os compromissos em dia. E esta apresentação demostra de forma clara que queremos transformar o Paraná em um estado mais inovador, mais acessível ao cidadão e mais ágil. Queremos um estado mais integrado regionalmente e que propõe transformações nas suas cadeias produtivas

Porém, o desempenho da Assembleia em 2019 também foi lembrada pelo governador. “A Assembleia Legislativa teve recorde na apresentação de propostas no ano passado e foi uma peça “extremamente importante” na proposta de modernização da máquina pública. “Fizemos a maior reforma administrativa desde a época do governo Ney Braga e é claro que a Assembleia teve um papel fundamental”. Conforme Ratinho Júnior, por meia da Alep, todas as propostas foram apresentadas e aprovadas.

O presidente Traiano tem sido muito solícito e ágil nas propostas que encaminhamos aqui para o debate dos deputados. A ideia é fazer com que a gente possa continuar esse bom momento que o Paraná vive

PAUTAS IMPORTANTES

Para o presidente da Alep, Ademar Traiano,  2020 será mais um ano de votações de pautas importantes enviadas pelo Governo à Assembleia. “O governo tem projetos importantes para serem enviados ao Poder Legislativo e nossa função, como ponto de equilibro de todas as ações do executivo do estado, é pautar a matéria. Além de promover um amplo debate entre situação e oposição, construir aquilo que for melhor para o interesse publico do nosso estado”.

Após abrir a sessão e instalar o novo período legislativo, o presidente da Assembleia concedeu a palavra ao governador, que iniciou seu discurso enaltecendo o importante papel da Casa na aprovação de pautas importantes para futuro do estado.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.