Romanelli e Ratinho Junior reforçam medidas no combate à pandemia

Para Romanelli, a estratégia do Estado está correta em regionalizar o atendimento dos pacientes, principalmente nas cidades do interior

Romanelli e Ratinho Junior reforçam medidas no combate à pandemia (Foto: Divulgação)

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) e o governador Ratinho Junior reforçaram a importância das medidas de prevenção e de enfrentamento do coronavírus, especialmente, nas cidades do interior. O prefeito de Santa Cruz do Monte Castelo, Fran Boni (PR), acompanhou a reunião.

De acordo com Romanelli, a estratégia do Estado está correta em regionalizar o atendimento dos pacientes. Além de dotar os hospitais regionais de estrutura, principalmente, de leitos de enfermaria e de UTI.

Conforme o deputado, há um posicionamento firme dos prefeitos e secretários de saúde, que adotaram as medidas aprovadas pela Assembleia Legislativa e decretadas pelo governador Ratinho Junior. “Neste momento, precisamos somar esforços com as lideranças políticas e sanitárias e com toda a comunidade para que não afrouxem as medidas adotadas pelo Paraná. Juntos vamos vencer o vírus”.

DESCENTRALIZAÇÃO

Ratinho Junior afirmou que o governo trabalha com a descentralização da saúde desde o ano passado. Trata-se  de estratégia também no combate à epidemia de dengue. “A descentralização permitiu que a rede de saúde estivesse relativamente organizada quando a Covid-19 chegou ao Paraná”.

De acordo com o governador, a saúde do Estado teve muitos avanços ao longo das últimas décadas. “Entretanto, ainda ficou muito centralizada na capital, com Regiões que tinham falta de um atendimento mais musculoso”.

Conforme o governador, além dos hospitais públicos estaduais, há leitos também  nos hospitais filantrópicos e particulares que atendem pelo SUS. Todos para pacientes com a Covid-19.

MAIS DE 50 LEIS APROVADAS

O deputado Romanelli destacou que mais de 50 leis foram aprovadas pela Assembleia Legislativa nos últimos 60 dias. Segundo ele, todas para reforçar as ações de combate à pandemia.

Entre elas, o deputado destaca o uso das máscaras, que pode se tornar lei nacional; a obrigatoriedade de disponibilizar produtos antissépticos nos banheiros de uso público e coletivo. ‘Temos ainda a suspensão do corte de água e luz, a aferição da temperatura corporal e várias outras leis importantes que mostram que o Paraná está enfrentando o coronavírus com seriedade e firmeza”.

Segundo deputado, há de se ressaltar também o trabalho das universidades, dos profissionais de saúde e de milhares de voluntários.  Assim, Romanelli destaca o Programa de Apoio Institucional para Ações de Prevenção, Cuidados e Combate ao Coronavírus, que já contratou mais de 750 bolsistas para atuar em diversas frentes.

“São profissionais que fazem atendimento nas regionais de saúde, também o serviço de telemedicina, orientações nas divisas do Paraná, call center, Laboratório Central do Estado e Departamento Penitenciário”.

Leia outras notícias no Portal RSN

Relacionadas

QUALIFICAÇÃO

Abertas as inscrições para seleção de alunos para curso de guarda-vidas

RIQUEZA DO CAMPO

Produção de cevada pode crescer 11% este ano no Paraná

CUIDADO COM O GOLPE

Receita do Paraná alerta para tentativa de golpe via e-mail

Comentários