Rossoni critica Ibama por não divulgar nomes dos responsáveis por crimes ambientais

Curitiba – O deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB) criticou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por não fornecer os nomes dos responsáveis pelos crimes ambientais cometidos na região Sul do estado e por generalizar a divulgação dos resultados das fiscalizações.
“A região de União da Vitória está sendo tratada de uma forma irresponsável pelos órgãos fiscalizadores. Após uma grande fiscalização umas quatro infrações foram registradas, mas, em entrevista, o superintendente do Ibama não citou quem são os responsáveis”, alegou.
“É preciso esclarecer para não incluir todos que trabalham no ramo florestal ” no rol de desmatadores”, afirmou Rossoni, que possui indústria de compensados a partir de pinus exclusivamente de reflorestamento. “A Polícia Federal ficou sessenta dias na região averiguando as denúncias e na hora de divulgar o resultado da fiscalização cita uma região inteira por causa de quatro infrações”.
O deputado acredita que somente através da divulgação dos nomes e também de uma fiscalização freqüente é que será possível valorizar o trabalho daqueles que atuam dentro da lei. “Toda generalização faz com que aqueles que trabalham com atividades florestais sejam acusados. É um terrorismo que foi instalado na região por conta dessas infrações”, disse. “Não se pode prejudicar a maior atividade econômica da região. Nenhuma empresa consegue exportar se ela não provar que trabalha com reflorestamento”, completou.
Rossoni acredita que a melhor forma de o governo agir na região é instalar um posto do IAP para dar apoio aos pequenos agricultores e fazer uma fiscalização permanente e não temporária.
“A fiscalização deve ser permanente. Tem que ter um apoio, uma assessoria técnica da Emater para ajudar os pequenos agricultores a fazer um plano de manejo na sua propriedade. Não resolve instalar esse terrorismo em cima do pequeno agricultor e depois voltar daqui dois anos para fazer uma nova manchete de jornal”.

Relacionadas

LEGISLANDO

Vereadores 'congelam' subsídios para a próxima legislatura

ELEIÇÕES 2020

Destino de Burko nas eleições está nas mãos do juiz

FATALIDADE

Acidente entre dois caminhões deixa BR-277 interditada em Morretes

Comentários