22/08/2023
Política

Silvestri propõe nova audiência com Mantega

imagem-4595

Brasília – O deputado Cezar Silvestri (PPS) cumpre uma série de compromissos em Brasília. Nesta quinta-feira, pela manhã, após a sessão extraordinária da Câmara dos Deputados, Silvestri participou de Audiência Pública da Comissão de Agricultura que tem a presença de integrantes da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O encontro discute as providencias que estão sendo tomadas em relação aos repasses de dinheiro ao MST, através de entidades interpostas.
Na quarta-feira, além da sessão parlamentar, o deputado se fez presente na reunião deliberativa da Comissão de Agricultura e também na reunião ordinária da Comissão de Defesa do Consumidor. A Comissão decidiu que irá convidar o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles para debater proposta de alteração do cálculo de rentabilidade da poupança. O requerimento que sugeriu a realização da audiência pública foi de autoria de Silvestri e do deputado Dimas Ramalho (PPS-SP).
Os deputados argumentaram que o governo estuda efetuar mudanças no rendimento das cadernetas em razão da redução da taxa básica de juros (Selic), o que beneficiaria os rendimentos da poupança em detrimento de outras aplicações. Com a Taxa Selic cada vez menor, a rentabilidade das cadernetas de poupança tem ficado muito próxima à dos fundos de renda fixa e DI. “Com a previsão de novos cortes, a rentabilidade das aplicações financeiras ligadas à Selic, como os fundos de investimento, tende a ficar menos atrativa ou até mesmo a ser superada pelo rendimento da poupança”, explicou Silvestri.
A preocupação dos autores do requerimento é que haja uma migração em massa dos aplicadores para a poupança. “Assim, ela deixaria de ser uma aplicação simples, popular e de baixo risco, passando a atrair grandes investidores, com ganhos reais e sem a incidência de imposto de renda”, complementou Ramalho.
No entanto, um dos compromissos mais importante foi a reunião realizada na comissão especial que discute os impactos da crise na agricultura e outros setores. O encontro teve a presença do ministro da fazenda Guido Mantega.
Especificamente no âmbito da agricultura, os deputados temem que a falta de crédito e a queda dos preços dos produtos nos mercados interno e externo reduzam a renda dos agricultores neste ano, principalmente dos pequenos e médios produtores.
“A produção já caiu 5% ou 6%. O governo ainda não se deu conta de que a crise chegou ao campo”, disse o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), coordenador da Frente da Agropecuária, grupo suprapartidário que reúne a bancada ruralista, da qual Silvestri faz parte. Paralelamente, foi realizada reunião ordinária da Comissão do Meio Ambiente.
No período da tarde, Cezar Silvestri esteve presente na reunião da bancada do PPS e também na audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor realizada em conjunto com a Comissão de Minas e Energia para discutir os critérios da segunda revisão tarifária periódica das companhias de Energia Elétrica do País.
Neste final de semana e durante o feriadão, Silvestri estará em Guarapuava e região onde cumpre agenda com lideranças políticas e comunitárias.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.