Traiano pede inclusão de biomédicos na Saúde do Paraná

"A ausência de um regramento claro está provocando prejuízos para a categoria", diz deputado

Deputado Ademar Traiano (Foto: Divulgação)

A inclusão do biomédicos no rol de funções do quadro próprio de servidores da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná é o pedido encaminhado pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia, ao governador Carlos Massa Rainho Junior. Traiano destacou que sua iniciativa atende solicitação do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região – CRBM-6.

“A ausência de um regramento claro está provocando sérios prejuízos para a categoria. O biomédico, graduado em nível superior, integrante da área de saúde, tem sido excluído de concursos e impossibilitado de assumir sua função no serviço público do Paraná porque não há preceitos legais que regulamentem a matéria da inclusão deste profissional”.

Segundo Traiano, a regulamentação é importante para esses profissionais de saúde e também para a população. “A atuação do biomédico apresenta relevância por seu caráter instrumental na atuação integrada com outras áreas da saúde. São justamente as análises precisas e acuradas realizadas nessa seara que viabilizam o avanço nos respectivos tratamentos e restabelecimento do paciente”.

CAMPO REAL

Em Guarapuava, o Centro Universitário Campo Real é o pioneiro na oferta de graduação nessa área. A profissão tem 36 áreas de atuação e prepara o profissional para pesquisas de doenças humanas, além de estudar os microrganismos causadores de enfermidades e produção de vacinas para combatê-los.

Relacionadas

DROGA

PRF apreende 331kg de maconha em carro com placas de Guarapuava

ABSURDO

Vereador é preso por venda de cirurgias bariátricas pelo SUS

PREVENÇÃO

Sesa divulga regras de prevenção à covid-19 durante o 'Finados'

Comentários