22/08/2023
Política

Vargas defende a inclusão de todos os municípios no programa habitacional do Governo

Brasília – O deputado André Vargas (PT-PR) afirmou em Brasília que irá propor durante as votações das Medidas Provisórias 459 e 460, que criam o programa “Nossa Casa, Nossa Visa”, que todos os municípios que tenham condições, possam receber cota do programa. Lançado no final do mês passado, o programa previa o benefício para as cidades com mais de 100 mil habitantes.
“Entendo que a meta de construir um milhão de casas em um ano, um ano e meio, não é fácil de cumprir. Defendo que todos os municípios que tenham projetos que atenda os que mais precisam, que gerem empregos qualificados, possuam terrenos e construtoras habilitadas e em condições de operar com a Caixa, recebam uma cota do programa. É o que todos os deputados defendem e deve ser incorporado na análise das MPs”, defendeu.
Para o deputado, o programa além de atender a necessidade habitacional do país, deve gerar empregos como forma de enfrentar a crise. “Entendo que o Congresso não fará nenhum movimento que não seja para contemplar os que mais precisam”, afirmou.
Em relação do déficit habitacional no Paraná, André avalia que deve ser de cerca de 350 mil moradias, 5% do total nacional, que impacta diferentemente nas classes sociais. A necessidade de construção nos próximos três ou quatro anos é de 150 a 300 mil moradias. “É preciso diferenciar déficit de casa própria de déficit habitacional, que ocorre mais nas grandes e médias cidades, onde as pessoas não têm moradia digna. E o déficit de casa própria é maior, pois as pessoas pagam aluguel e têm o sonho de casa própria. O programa tem que atender as duas frentes, mas prioritariamente a habitacional”, defendeu.
Para ele, nos pequenos municípios é preciso contemplar a habitação rural e indígena para evitar que essas pessoas venham morar nas cidades. “Acredito que as 45 mil moradias que serão construídas no Paraná ainda serão insuficientes para o que precisamos”, finalizou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.