22/08/2023
Brasil Política

Samek se mantém firme na Itaipu Binacional

imagem-129208

Da Redação

Guarapuava – Tudo indica que o diretor presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, permanecerá no cargo, mesmo contra a vontade do presidente do país, Michel Temer. Vários nomes já foram cotados, entre os quais, Rodrigo Rocha Loures, Abelardo Lupion, Eduardo Sciarra e Luis Fernando Vianna – atual presidente da Copel. Este último foi dado como certo e tinha até dia para assumir. Porém, Samek resistiu.

Considerado o presidente com mais tempo na presidência da binacional, Samek foi indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a diretoria-geral brasileira em 2003.

A proximidade das eleições de 2018 acaba sendo uma aliada de Samek, já que Temer não irá se indispor com aliados na indicação de nome deste ou daquele partido. Outro fator que colabora para a permanência de Samek é a Lei das Estatais, em vigor desde julho de 2016, proibindo que dirigentes partidários sindicais, secretários municipais e estaduais, além de ministros, sejam indicados para conselhos e diretorias, que é o caso na Itaipu Binacional.

Mas não é somente isso. No cargo, Samek é protagonista de produção recorde de energia. Projetos de meio ambiente e desenvolvimento regional são reconhecidos internacionalmente, avalizando a sua permanência na binacional. Ele também é muito reconhecido pelo lado paraguaio da estatal.

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.