22/08/2023




Brasil Política

Comissão especial vota destaques da reforma previdenciária

imagem-133164

Da Redação

Guarapuava – A Comissão Especial da Reforma da Previdência vota nesta terça (09) os destaques apresentados ao texto elaborado pelo deputado Arthur Maia (PPS-BA), relator da proposta. Estão pendentes de análise dez destaques ou sugestões de mudanças no texto que altera a proposta de emenda à Constituição (PEC 287/16), encaminhada pelo governo.

Até às 11h15 de hoje a sessão ainda não tinha sido iniciada oficialmente. Os deputados discutem a questão relacionada à entrada de manifestantes no prédio da Câmara e na Comissão da reforma da Previdência.

A votação dos destaques, entretanto, começou na quarta (03), quando foi aprovado o texto-base do relator. A sessão, no entanto, foi adiada depois que um grupo de agentes penitenciários invadiu o plenário da comissão. Os agentes pleiteiam a inclusão da categoria na mesmas regras adotadas para os policiais civis, federais e do Legislativo, que poderão ter acesso ao benefício da aposentadoria a partir dos 55 anos de idade e 30 de contribuição.

A ocupação ocorreu depois que foi retirado da pauta o destaque que tratava da inclusão da categoria na aposentadoria especial para policiais. Durante o protesto, que durou cerca de 30 minutos, houve tumulto e a Polícia Legislativa chegou a usar gás lacrimogêneo para tentar dispersar o grupo. Assim, a sessão que votava os destaques da reforma foi encerrada sem concluir os trabalhos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo