22/08/2023
Brasil Geral

Coleta seletiva de Guarapuava reduz impacto ambiental

imagem-140971

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – Guarapuava conta hoje com quatro caminhões de coleta seletiva que passam recolhendo os recicláveis e levam até a Cooperativa dos Operadores Ecológicos. Os caminhões atendem 52% do perímetro urbano, diminuindo 25% do lixo que iria para o aterro.

​A Lei nº 12.305/10 regulamenta a destinação correta dos resíduos sólidos e existe há sete anos. Guarapuava atende a essa normativa e através de um de seus programas, conseguiu reduzir o impacto ambiental. Entre essas iniciativas está o Programa Jogue Certo, que funciona desde 2013. A coleta seletiva do material é realizada através de caminhões e carrinhos ecológicos.

“Em Guarapuava, temos 500 operadores cadastrados no programa. Eles ajudam a retirar mensalmente 30% de reciclados das residências e das ruas. Toda essa estrutura auxilia na diminuição de diversos problemas ambientais, reduzindo a quantidade de resíduos que vai para o aterro sanitário”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

O secretário também lembra que o controle do lixo é uma responsabilidade de toda a população, que pode contribuir separando os materiais recicláveis dos orgânicos. Separar o lixo na residência ajuda a conservar o meio ambiente e é uma ação simples e fácil de fazer. Outra dica é saber os dias da coleta seletiva feita pelos caminhões ou entregar diretamente para os operadores ecológicos o lixo reciclável, garantindo assim o destino correto deste material.  Para saber o dia que o caminhão da coleta passa no seu bairro, clique aqui.

CRONOGRAMA DA COLETA SELETIVA:

Segunda feira – Bairro Santa Cruz (tarde); Centro (a partir das 16h), Prefeitura até o Colégio Visconde.

Terça feira – Trianon (tarde), Entre Rios (dia todo); Cristo Rei e Bonsucesso (tarde); Primavera das 8h às 12h.

Quarta feira –  Batel (tarde); Vila Carli (tarde).

Quinta feira – Vila Buck (manhã), São Cristovão (manhã); Bairro dos Estados, Bonsucesso (rodoviária) e Núcleo Padre Chagas.(tarde).

Sexta feira – Santana e Alto da XV (manhã e tarde), Centro (a partir das 16h) da Rua XV até a Lagoa.​

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.