Oficinas, DJs, shows, artistas nacionais e internacionais estarão no Festival Latino-Americano Lula Livre, neste sábado (28), a partir das 14h, nos Arcos da Lapa e no placo da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. O festival terá também shows com Chico Buarque, Gilberto Gil, Beth Carvalho, Chico César, Odair José e Nelson Sargento, entre outros.
O evento está sendo organizado por um coletivo de artistas e pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, e uma série de atividades que antecedem o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 15 de agosto.
O planejamento surgiu a partir de um manifesto encabeçado por Chico, Martinho da Vila, Ziraldo, Leonardo Boff e mais de 800 signatários. O documento assegura que “todo o julgamento do presidente Lula foi um erro jurídico sem limites”. Para os signatários, é inadmissível que Lula, líder em todas as pesquisas, não participe das eleições.
Nessa terça (25), o PT denunciou que a Globo News teria censurado Luiz Inácio Lula da Silva em entrevistas programadas com os pré-candidatos à Presidência da República. Segundo a Globo, a decisão da juíza Carolina Lebbos atualmente impede o ex-presidente de conceder entrevista à TV. Entretanto, segundo o PT, a lei especial eleitoral diz outra coisa e a magistrada “não tem competência para invadir a esfera do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”.