Ao lado de saúde, a área de educação é prioridade na abordagem dos candidatos à Prefeitura de Guarapuava. Para dar ciência ao eleitorado em geral e contribuir para a escolha do candidato, o Portal RSN, analisou as propostas de cada um dos quatro candidatos.
De acordo com a editoria de conteúdo do Portal, veja o que planejam Dr. Antenor (PT), Celso Góes (CD), Denilson Baitala (PL) e Samuel Ribas Abreu (União) sobre o tema.
ANTENOR GOMES DE LIMA (PT)
Entre as propostas principais do candidato a prefeito Dr. Antenor (PT), está a ampliação da rede municipal integral, atenção especializada para crianças com necessidades específicas. A contratação de novos profissionais para reforçar o atendimento nas creches e escolas também está incluída. Assim como a garantia de merenda 100% orgânica, comprada diretamente da agricultura familiar de Guarapuava.
Além disso, Dr. Antenor pretende executar melhorias estruturais. Surge a revisão do plano de carreira de professores. Educadores de CMEI’s serão professores de educação infantil; cumprimento do piso salarial nacional, na garantia de hora-atividade para os professores. Também é prioridade acabar com as filas em creches e zerar o analfabetismo no município até 2026.
Conheça aqui todas as propostas para a Educação.
CELSO FERNANDO GÓES (CD)
O candidato à reeleição Celso Góes (CD) promete ampliar o número de vagas de educação integral para educação infantil e ensino fundamental com a integralização de unidades já existentes. Além da construção de novas unidades. Conforme as principais propostas, a entrega gratuita de uniforme escolar e a construção do Centro Municipal de Formação aos Profissionais da Educação, Alunos e Responsáveis também estão previstos.
A ideia é estimular um processo de inovação da prática pedagógica e promover aos estudantes um estudo mais amplo e dinâmico. O candidato também pretende expandir o atendimento da educação especial, sobretudo aos alunos com Transtorno do Espectro Autista, tornando a Educação de Guarapuava cada vez mais inclusiva.
Veja aqui o plano de governo completo para a Educação.
DENILSON BAITALA (PL)
Quando o assunto é Educação, o candidato do PL, Denilson Baitala disse que, se eleito, vai fazer um diagnóstico da situação das escolas municipais, incluindo infraestrutura e desempenho curricular. A melhoria dos índices do Ideb também é uma das propostas do candidato. Baitala também trata da oferta de cursos regulares; oferta de benefícios, como plano de saúde subsidiado, vale-transporte aos servidores públicos, entre outros benefícios.
Ampliar as ofertas de vagas integrais e o horário estendido para crianças de três meses a quatro anos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), adequando os horários de funcionamento às necessidades das famílias atendidas constam na propsta de governo para a educação.
Veja aqui o plano de governo completo para a Educação.
SAMUEL RIBAS ABREU (UNIÃO)
O retorno da Escola Total com atividades no contraturno abre as prioridades pregadas pelo candidato a prefeito Samuel Ribas Abreu, do União Brasil. Paralelamente, a qualificação de professores e a criação de um núcleo de estudos nutricionais para uma merenda escolar com qualidade também constam das propostas nessa área. O candidato pretende aproveitar a sazonalidade de alimentos para a inclusão na merenda e entregar uniforme de graça aos estudantes e profissionais da área.
De acordo com o candidato, a melhoria do ensino passa também por ambiente moderno, com conforto térmico e tecnologia. Outro ponto é a parceria com universidades e a valorização dos profissionais que atuam na área educacional.
Conheça aqui todas as propostas para a Educação.
Leia outras notícias no Portal RSN.