22/08/2023
Brasil Política

Carla Zambelli é presa na Itália nesta terça (29)

Deputada federal estava foragida da Justiça brasileira e foi presa em Roma após condenação pelo STF no caso da invasão de sistemas do CNJ

Carla Zambelli (Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados)

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) encontra-se presa nesta terça (29), em Roma, capital da Itália. A prisão confirmada pelo Ministério da Justiça e pela Polícia Federal brasileira, ocorre após a parlamentar encontrar-se foragida da Justiça brasileira.

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a uma pena de 10 anos de reclusão em regime fechado. A condenação refere-se à participação dela na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em 2023. Conforme a acusação, a deputada teria financiado e instigado o ataque cibernético.

A parlamentar, que também possui cidadania italiana, estava na lista de difusão vermelha da Interpol. Isso porque a Justiça brasileira solicitou a inclusão, desde o início de junho, quando ela deixou o Brasil. A defesa da deputada alega que ela se apresentou voluntariamente às autoridades italianas.

De acordo com a imprensa italiana, a localização de Zambelli ocorreu a partir de informações dadas pelo deputado Angelo Bonelli. Ele informou à polícia o endereço onde a parlamentar brasileira se encontrava em Roma. Em uma publicação em redes sociais, Bonelli afirmou: “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”.

Com a prisão, inicia-se agora o processo de extradição da deputada para o Brasil, que passa por análise  da Justiça italiana. O governo brasileiro já havia formalizado o pedido. A defesa de Zambelli, por sua vez, deve atuar para tentar impedir a extradição, argumentando sobre sua dupla cidadania.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.