Câmara vota hoje PEC que adia eleições para novembro

A proposta, aprovada pelo Senado no último dia 23, é o único item da sessão desta quarta (1), na Câmara, marcada para as 14h30

A proposta, aprovada pelo Senado no último dia 23, é o único item da sessão desta quarta (1), marcada para as 14h30 na Câmara (Foto: Agência Câmara)

O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar nesta quarta (1) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20.  A proposta prevê o adiamento das eleições municipais, em razão da pandemia do novo coronavírus, de outubro para os dias 15 e 29 de novembro.

A proposta, aprovada pelo Senado no último dia 23, é o único item da sessão de hoje, marcada para as 14h30. Conforme o texto de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), além de adiar as eleições, estabelece novas datas para outras etapas do processo eleitoral de 2020. Entre estes, o registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita.

De acordo com a Agência Câmara, apenas a data da posse dos eleitos permanece a mesma (1º de janeiro de 2021). Entretanto, a expectativa de prefeitos e deputados é que a matéria não seja aprovada. Nos últimos dias, o presidente da Casa deputado Rodrigo Maia disse que a Câmara não possuía votos suficientes para a aprovação. É que existe uma pressão por parte de prefeitos para que a data original das eleições, 4 de outubro, prevaleça.

(Arte: Agência Câmara)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Relacionadas

TIRA-DÚVIDAS

TSE lança aplicativo para tirar dúvidas no WhatsApp nas eleições 2020

ELAS SÃO MAIORIA

Brasil tem 147,9 milhões de eleitores aptos a votar nestas eleições

AINDA DÁ TEMPO

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 38 milhões neste sábado (24)

Comentários