Câmara vota hoje PEC que adia eleições para novembro

A proposta, aprovada pelo Senado no último dia 23, é o único item da sessão desta quarta (1), na Câmara, marcada para as 14h30

A proposta, aprovada pelo Senado no último dia 23, é o único item da sessão desta quarta (1), marcada para as 14h30 na Câmara (Foto: Agência Câmara)

O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar nesta quarta (1) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20.  A proposta prevê o adiamento das eleições municipais, em razão da pandemia do novo coronavírus, de outubro para os dias 15 e 29 de novembro.

A proposta, aprovada pelo Senado no último dia 23, é o único item da sessão de hoje, marcada para as 14h30. Conforme o texto de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), além de adiar as eleições, estabelece novas datas para outras etapas do processo eleitoral de 2020. Entre estes, o registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita.

De acordo com a Agência Câmara, apenas a data da posse dos eleitos permanece a mesma (1º de janeiro de 2021). Entretanto, a expectativa de prefeitos e deputados é que a matéria não seja aprovada. Nos últimos dias, o presidente da Casa deputado Rodrigo Maia disse que a Câmara não possuía votos suficientes para a aprovação. É que existe uma pressão por parte de prefeitos para que a data original das eleições, 4 de outubro, prevaleça.

(Arte: Agência Câmara)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Relacionadas

SEM SAIR DE CASA

Digitalização do atendimento público evita milhões de deslocamentos

SIMPLES NACIONAL

Empresas inadimplentes não serão excluídas do Simples em 2020

COVID-19

Universidades federais conduzem 1.260 pesquisas sobre covid-19

Comentários