22/08/2023
Blog da Cris

Em ano de eleições as peças se ajustam quando abrir a janela

É o período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato

Urna eletrônica (Foto: TRE)

Os ‘burburinhos’ nos bastidores políticos continuam neste começo de ano. Lideranças transitam entre Guarapuava e Curitiba em busca de espaço nos partidos. Em muitos casos, são as executivas estaduais que correm atrás de lideranças em cidades do interior.

No entanto, tudo começa a ser definido entre 7 de março e 5 de abril. É que nesse período está aberta a ‘janela partidária’, tempo em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.

Em Guarapuava, uma das expectativas gira em torno do Presidente da Câmara, vereador Pedro Moraes. Filiado ao ‘Republicanos’, partido que está sob a posse de Janaína Naumman, Pedro, no entanto, acena fortemente em deixar o partido. É que ele não esconde que não há espaço para os dois juntos. Assim sendo, das duas uma: ou ele ou Janaína vão buscar outro ‘capão pra pouso’.

Essa, entre outras perguntas, só serão respondidas quando a janela abrir.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.