22/08/2023
Brasil Política

Guedes anuncia Castello Branco na Petrobras

Novo presidente já defendeu a privatização da estatal

roberto-castello-branco

Roberto Castello Branco (Foto: Congresso em Foco)

Em nota, o futuro ministro da economia, anunciou nesta segunda feira (19), que indica o economista Roberto Castello Branco para a presidência da Petrobras. Ele já foi diretor do Banco Central e da Vale, além de ter sido conselheiro da Petrobras no governo de Dilma Rousseff.

Segundo a nota de Guedes, Catello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e extensa experiência no setores público e privado e já  desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. Atualmente é diretor no Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Econômico da Fundação Getúlio Vargas. O atual presidente da Petrobrás, Ivan Monteiro, permanece no comando da estatal até a nomeação do novo presidente.

Num passado recente, durante a greve dos caminhoneiros, Castello Branco defendeu a privatização da Petrobras e outras estatais. Para ele, é “inaceitável manter centenas de bilhões de dólares alocados a empresas estatais em atividades que podem ser desempenhadas pela iniciativa privada, enquanto o Estado não tem dinheiro para cumprir obrigações básicas, como saúde, educação e segurança pública, que até mesmo tiveram recursos cortados para financiar o subsídio ao diesel.”

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.