Manifestantes ocupam Assembleia contra edital do PSS

Acampados em frente a Assembleia desde ontem professores tomaram parte do prédio administrativo e sessão virtual foi suspensa

Manifestantes ocupam Assembleia contra edital do PSS (Foto: APP-Sindicato)

Os deputados que compõem a Assembleia Legislativa do Paraná assistiram, on-line, um protesto de professores e outros profissionais do magistério. De acordo com informações coletadas pelo Portal RSN, manifestantes ocuparam parte do prédio administrativo da Alep. Conforme a Alep, a ocupação ocorreu na tarde desta quarta (18). Embora a sessão estivesse sendo virtual, acabou sendo suspensa. Conforme a APP-Sindicato, a categoria se posiciona contra o edital do governo. Aberto nessa terça (17), destina-se para a contratação de profissionais pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS).

De acordo com os manifestantes, eles pedem a suspensão  do edital, e querem a abertura de concurso público. Além do cancelamento do processo de terceirização de funcionários(as) de escola e a prorrogação dos contratos desses profissionais contratados pelo regime PSS. E também o pagamento do salário mínimo regional e das promoções e progressões. Informações do governo dão conta de que um grupo de trabalho analisará as reivindicações da categoria.

SEM GARANTIA

Dessa forma, o argumento do Sindicato é que o contrato pelo PSS não garante carreira. Além de permitir a demissão do contratado a qualquer momento. Atualmente mais de 20 mil professores da rede pública estadual trabalham com esse formato de contrato.

Entretanto, a mobilização dos professores e outros servidores do magistério começou nessa terça (17), em Curitiba. Após passeata no Centro Cívico, representantes da APP-Sindicato reuniram-se com o chefe da Casa Civil, Guto Silva. O diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação, Glaucio Dias, e o líder do governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri, também participaram.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Relacionadas

PARANÁ MAIS VERDE

Professores plantam mudas de árvores em manancial de água de Pitanga

SUSPENSÃO

Agepar suspende reajustes de pedágio de três concessionárias no Paraná

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Com aumento de covid-19 Sesa suspende cirurgias eletivas por 30 dias

Comentários