22/08/2023
Economia Paraná Política

Nova gestão dos Portos de Paranaguá e Antonina priorizará participação na logística nacional

Novo diretor-presidente quer aumentar a competitividade e reduzir custos para os produtores

A gestão do novo diretor-presidente da Administração dos Porto de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Fernando Garcia da Silva, será pautada no aumento da participação dos portos na logística brasileira, com maior competitividade e menores custos para os produtores. Silva foi nomeado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior e assume o cargo depois de ter a indicação aprovada pelo Conselho de Administração dos portos paranaenses.

“Terei como missão o melhor atendimento aos usuários de todo o país, além de uma parceria mais intensa com os municípios do Litoral do Paraná. Queremos trazer os bons valores da relação porto-cidade, pensando no bem de toda comunidade”, disse o diretor-presidente da Appa.

Silva destacou que outra preocupação será a valorização dos empregados do quadro próprio. “A Appa tem profissionais qualificados, dedicados ao porto e ao Litoral. Nossa gestão quer ouvir mais estas pessoas, respeitar o conhecimento de cada um e construir, junto com elas, o porto do futuro”, completa.

Novo diretor-presidente da Administração dos Porto de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Fernando Garcia da Silva                                          (Foto: Arnaldo Alves/ANPr)

CENÁRIO MUNDIAL
O novo diretor-presidente da Appa também deve pautar a administração em conceitos de logística e desenvolvimento que são estudados e debatidos em vários portos do mundo. Ele foi palestrante na Brazil Infrastructure Conference – 2015, em que falou sobre o setor portuário brasileiro e suas perspectivas, nas cidades de Nova York (EUA), Frankfurt (Alemanha) e Londres (Inglaterra). Também foi palestrante no 16ª Foro Internacional de Puertos 2017, em Lima (Peru), além de participante do Programa International Visitor Leadership Program (IVLP), nas cidades americanas de Washington (DC), Charlotte, Chicago, Kansas e Los Angeles.

CURRÍCULO
Profissional com atuação intensa nas esferas da administração pública e no planejamento dos projetos portuários, o novo diretor é graduado em Economia pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em gestão de empresas. Esta é a segunda passagem dele pela Appa, onde trabalhou de 2009 até 2015.

Luiz Fernando foi diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São (Codesp); assessor especial do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil; e secretário nacional de políticas portuárias no Governo Federal. Coordenou, ainda, o grupo de trabalho que estudou a solução para o problema da dragagem do Porto de Santos e integrou a equipe criada para desburocratização e simplificação da legislação portuária, que culminou com o Decreto 9.048/17, considerado um novo marco regulatório no setor portuário.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.