22/08/2023
Brasil Política

Pesquisa mostra Bolsonaro em queda pela atuação na pandemia

Pesquisa foi divulgada pelo DataFolha nesta segunda (23) e mostra que 15% dos eleitores já se arrependem de ter votado em Bolsonaro

bozo mascara caida

Bolsonaro em queda na aprovação dos brasileiros (Foto: Reprodução/Rede Globo)

Uma pesquisa divulgada pelo instituto DataFolha mostra que o presidente Jair Bolsonaro não está sendo bem avaliado pelos brasileiros. Conforme a consulta popular, ele tem a pior avaliação quando o tema é a crise do novo coronavírus no país.

Assim, na tabulação dos dados, 15% dos 1.558 entrevistados por telefone entre 18 e 20 de março, afirmam estar arrependidos de ter escolhido Bolsonaro. Ele também perde pontos nas classes mais ricas: 51% entre aqueles com renda acima de 10 salários mínimos o classificam como ruim ou péssimo.

Na análise do jornal Folha de São Paulo, isso pode sugerir um padrão de mudança na situação econômica, principalmente se isso se agravar com a pandemia. Porém, por Região, o governo é rejeitado 41% no Nordeste, 34% no Sudeste, 24% no Norte e no Centro-Oeste e 23% no Sul.

Entretanto, é entre os sulistas que o Presidente obtém o maior índice de aprovação, ou seja 42% concordam com as atitudes de Bolsonaro frente ao novo coronavírus. Entretanto, o desempenho dos governadores e do Ministério da Saúde está em alta na opinião popular. E a Região Sul também tem o maior índice de aprovação dos seus governadores: com 61% de aprovação. Enquanto o Norte e Centro-Oeste; no Sudeste, 52% e no Nordeste, 51%.

Assim, Bolsonaro tem aprovação de 35% na gestão da crise. Enquanto, os governadores são avaliados como as opções boa ou ótima (54%). Já o Ministério da Saúde, sob a tutela do ministro Luiz Henrique Mandetta, teve de 55%  de aprovação.

A pesquisa tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.