Prazo para partidos atualizarem lista de filiados termina hoje (15)

O procedimento de identificação das duplicidades de filiação será entre os dias 16 e 22 de abril. A divulgação das duplicidades será em 24 de abril

Relação dos filiados deve ser entregue ao juiz eleitoral de cada localidade (Foto: Agência Brasil)

Termina hoje (15) o prazo para que os 33 partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizem suas listas de filiados, conforme previsto na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995). Assim, as relações, contendo nome do filiado, data de filiação e número do título, devem ser entregues aos juízes eleitorais de cada localidade.

De acordo com o TSE, a filiação partidária é requisito para a obtenção do registro de candidatura a cargos eletivos. O tribunal lembra que, para se candidatar, é fundamental que a pessoa seja filiada ao partido com antecedência de seis meses das eleições.

A Agência Brasil reiterou a orientação de que caso a lista não seja atualizada até a data limite, a relação de filiados feita anteriormente permanecerá inalterada. O TSE informou em nota que “se faz necessária apenas a atualização da lista, a submissão será automática. Ou seja, o sistema processará todas as atualizações independentemente de comando pelo partido”

Ainda segundo o tribunal, o procedimento de identificação das duplicidades de filiação ocorrerá entre os dias 16 e 22 de abril. Já a divulgação das duplicidades será feita no dia 24 de abril.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NO TRÂNSITO

Hoje inicia a Semana Nacional do Trânsito em todo o país

NÚMEROS ASSUSTADORES

Insegurança alimentar cresce e atinge mais três milhões de pessoas

COVID-19

Eduardo Pazuello assume oficialmente o Ministério da Saúde

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com