TSE recomenda que eleitores com sintomas da covid-19 não votem

As recomendações sanitárias do TSE se estendem a mesários, colaboradores e policiais militares. Ausência deve ser provada e justificada

TSE recomenda que eleitores com sintomas da covid-19 não votem (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral recomenda que os eleitores que apresentem sintomas da covid-19 não votem neste domingo (15). Entretanto, eles devem provar o motivo da ausência. Desse modo, justificando em até 60 dias após o pleito.

Conforme o Diário do Nordeste, as regras fazem parte do Plano de Segurança Sanitária. O TSE elaborou o plano para as dois turnos das eleições municipais.

PLANO DE SEGURANÇA

Assim, o planejamento tem como objetivo reduzir os riscos de propagação da covid-19. E também não se restringe aos eleitores. Além disso, as regras se aplicam também a mesários, colaboradores, técnicos, carregadores de urna, motoristas e a Polícia Militar.

JUSTIFICATIVA

Como nem sempre é possível comparecer à seção eleitoral, as pessoas que precisam justificar o voto podem fazer de dois modos. O primeiro é indo em uma mesa receptora de justificativa ou em uma seção eleitoral comum, portando um documento oficial com foto. Além disso, o interessado deve informar o número do título de eleitor e preencher um formulário.

Entretanto, conforme o TSE, é preferível que os eleitores que pretendem justificar, utilizem o aplicativo e-Título. Dessa maneira, justifiquem das 7h às 17h do dia da eleição. Isso porque ele funcionará como uma mesa receptora de justificativa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

DENUNCIE

No Brasil, uma mulher é vítima de assassinato a cada nove horas

LUTO

Morre o jornalista Fernando Vannucci aos 69 anos em São Paulo

LUTA ANTI-RACISTA

No Dia da Consciência Negra e no ano todo a luta é por igualdade racial

Comentários