Zona Eleitoral publica edital de substituição de mesários em Guarapuava

A 43ª Zona Eleitoral divulgou a substituição de mesários. Além de novos mesários para atuarem nas eleições municipais deste ano

Zona Eleitoral publica edital de substituição de mesários em Guarapuava (Foto: Divulgação)

A 43ª Zona Eleitoral publicou um novo edital com substituições de mesários para as eleições municipais de Guarapuava. Além disso, só neste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ultrapassou a marca histórica de 85 mil mesários voluntários. De acordo com o TRE, o número registrado nestas eleições representa quatro vezes maior ao do pleito de 2018 com 20 mil habilitados.

Em Guarapuava, a situação se repete. De acordo com o Cartório Eleitoral, nas duas zonas eleitorais (43ª  e 44ª), a soma total apresenta 1.600 mesários. Entretanto, 40% da 43ª Zona são voluntários. Já na 44ª o percentual representa 20%. “São índices bem superiores aos registrados nas últimas eleições”, segundo a técnica judiciária Lariane Teixeira.

Isso significa que no total, 60% dos mesários de Guarapuava fizeram a inscrição voluntariamente. Conforme a técnica, eles são distribuídos entre 199 seções eleitorais da cidade e dos distritos. Além de Campina do Simão e Turvo que juntos com parte de Guarapuava integram a 44ª.

VANTAGENS

Conforme a Justiça Eleitoral, as vantagens em ser mesário estão previstas em legislação. Como auxílio alimentação nos dias de votação e direito a dois dias de folga por dia trabalhado. Além disso, incluindo o dia do treinamento, sem perda do salário. Bem como a isenção de pagamento de taxas em concursos públicos no âmbito do Poder Público Estadual.

Confira aqui o documento da substituição de mesários na íntegra.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

SEGUNDO TURNO

Professora Elizabeth é a prefeita eleita em Ponta Grossa

ELEIÇÕES 2020

Segundo turno em Ponta Grossa pode ter recorde de abstenções

Em nota, Câmara desmente PL para 'fechar' o voto na eleição da Mesa

Comentários